Plantio de arroz em Cachoeira do Sul (RS) já está concluído

Agronegócio

Plantio de arroz em Cachoeira do Sul (RS) já está concluído

Foram plantados cerca de 38. 500 hectares em Cachoeira do Sul e 1500 hectares em Novo Cabrais
Por: -Sonaira Canterle
1 acessos

O plantio de arroz em Cachoeira do Sul (RS) já está concluído. Conforme o presidente da associação dos arrozeiros do município, Gilmar Freitag, foram plantados cerca de 38.500 hectares em Cachoeira do Sul e 1500 hectares em Novo Cabrais, município vizinho. No total, foram 40 mil hectares de arroz, a mesma área que no ano passado.

Tendo em vista os problemas enfrentados por alguns produtores da região da campanha e fronteira oeste, onde o regime de chuvas ocorrido durante 2006 não permitiu que as barragens atingissem o seu nível máximo, Gilmar Freitag, disse que em Cachoeira do Sul, não houve grandes problemas durante o plantio.

Porém, o preço da saca de arroz está baixo. Encontra-se até menor que o custo da produção. O presidente da associação dos arrozeiros diz que após janeiro o quadro pode melhorar.

Dos 12 mil plantadores de arroz do Rio Grande do Sul, 650 são de Cachoeira do Sul. Com ritmo mais acelerado, encontra-se em andamento no estado a colheita da lavoura do feijão, safra das águas. O clima, até o momento, tem sido bastante favorável para o milho. Na soja, o plantio atinge os 78%. Assim como nas demais culturas, o bom tempo tem contribuído para uma perfeita germinação e desenvolvimento vegetativo das plantas que, no momento, alcançam 75% nessa fase.

No trigo a colheita se encontra praticamente encerrada, restando não mais do que 1% para se efetivar completamente. Depois de um início promissor, a safra de 2006 deverá terminar de maneira frustrante. A produtividade, que em determinado momento se apresentava em média, ao redor de 2 mil kg/ha, deverá ficar próxima dos mil, marcando uma quebra de 50%. A qualidade também foi bastante afetada pelas geadas de setembro, transformando a maior parte do produto em triguilho, sem muito valor comercial.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink