CI

Plantio de arroz em Mato Grosso chega a 90%

O plantio do arroz em Mato Grosso deve ser encerrado até dia 05 de janeiro


O plantio do arroz em Mato Grosso deve ser encerrado até dia 05 de janeiro. A previsão é do presidente da Associação dos Produtores de Arroz (APA), Angelo Maronezzi. Ele destacou ao Só Notícias que pelo menos 90% das lavouras já foram cultivadas. Sobre o aumento na área plantada no Estado, Maronezzi disse que a APA só vai poder fornecer informações precisas, após o encerramento do plantio.

"Muitos municípios que não estavam cultivando arroz, como Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Deceolândia, passaram a plantar. E outros retomaram o cultivo no Nortão, como Sinop, Feliz Natal, Cláudia, então precisamos levantar informações mais precisas" explicou ele.

A projeção de manter a área plantada em 300 mil hectares, deve ser superada em pelo menos 10%. Maronezzi explica que o déficit de chuvas no final do plantio da soja fez com que muitos migrassem para o cultivo do arroz. “Muitos preferiram não plantar muito tarde, por causa da ferrugem, e mudaram para o arroz”, acrescentou. A produção, segundo a APA, não deve baixar de 800 mil toneladas.

Os orizicultores optaram nesta safra, por cultivares como Primavera, Curinga, Cirad 141 e Best 2000. Para quem iniciou o plantio em outubro, as primeiras lavouras devem ser colhidas a partir da segunda quinzena de janeiro e deve se prolongar até abril. A boa distribuição das chuvas também é esperada neste período, para não haver maiores perdas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.