CI

Plantio de arroz no RS já chega a 96% da área

A projeção inicial do Irga indica que a área plantada será de 953,2 mil hectares


O acompanhamento semanal feito pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) revela que a aceleração do processo de semeadura das lavouras do cereal básico no Rio Grande do Sul evoluiu para 96% da área estimada nos últimos nove dias. Entre as regiões com evolução mais acentuada destaca-se a Campanha, que engloba Dom Pedrito, São Gabriel e Bagé, com 99,3% do processo finalizado. A expectativa para o Estado é concluir o plantio ainda na primeira quinzena de dezembro.

A projeção inicial do Irga indica que, nesta safra, a área plantada será de 953,2 mil hectares, número que não é considerado definitivo pelos técnicos do setor. "A ocorrência de chuvas até meados de dezembro pode diminuir o déficit hídrico e gerar um aumento de área", afirma Rubens Silveira, diretor comercial do Irga.

Segundo o levantamento, a Fronteira Oeste tem 95% do plantio concluído e a Depressão Central 91%. Nas Planícies Costeiras Interna e Externa o processo atinge em torno de 96% e na Zona Sul 99%, com os municípios de Rio Grande, Arroio Grande e Jaguarão finalizados. O setor orizícola responde pela geração de 37 mil postos de trabalho diretos nas regiões da Campanha, planície costeira (interna e externa) da Lagoa dos Patos e Depressão Central, além da Zona Sul e da Fronteira Oeste.

A exportação do arroz brasileiro encaminha-se para bater o recorde histórico registrado na década de 1960. A divisão de política setorial do Irga apurou que, desde janeiro, os negócios envolvendo arroz gaúcho no mercado internacional superaram em 30% o volume registrado há um ano. Até o final deste mês, os embarques do produto devem atingir a marca de 400 mil toneladas, repetindo a performance de 1966. No mercado interno, o índice Cepea/Esalq/BM&F fechou em R$ 24,16 a saca de 50 quilos, com 58% de grãos inteiros. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.