CI

Plantio de girassol é incentivado em Dourados (MS)

Diante do crescimento da produção de biodiesel em todo o País, a Embrapa quer motivar produtores rurais da região a investir nesta cultura


Embora venha desenvolvendo pesquisas em torno do girassol há vários anos, a Embrapa Agropecuária Oeste pretende, agora, motivar o produtor rural da região de Dourados (MS), principalmente os de pequeno e médio portes, a investir nesta cultura, diante do crescimento da produção de biodiesel em todo o País.

Essa oleaginosa é uma das principais opções no Centro-Oeste para o fornecimento de matéria-prima para as indústrias de transformação do seu óleo no novo combustível alternativo. E está em fase de implantação em Dourados a primeira indústria de biodiesel do Estado, lançada em dezembro passado.

Entre os atrativos desta região está a existência de terras de boa qualidade, proximidade com os grandes centros consumidores, logística e a estrutura fundiária, que abriga pequenas e médias propriedades rurais, além de agricultores familiares e assentamentos da reforma agrária.

Dentro deste contexto, a Embrapa e a Brasil Ecodiesel promoveram na quarta e quinta-feira (15-02) um seminário sobre a cultura com nove palestras com especialistas locais, de Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e da Bolívia. Em Dourados, na safra passada foram cultivados 1.200 hectares de giraassol, indicando que o agricultor, se tiver garantia de compra da produção, aceita investir em novas culturas.

A Brasil Ecodiesel prevê produzir em Dourados em torno de 120 milhões de litros de biodiesel/ano. Será um investimento de R$ 33 milhões na construção da usina, que terá uma unidade de esmagamento para extração de óleo de soja, girassol e, provavelmente mamona, e setor para a produção de biodiesel, segundo garantiu o presidente do grupo, Nelson Silveira, no lançamento da obra. O consumo estimado será de 500.000 toneladas/ano de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.