Plantio de milho na Argentina está adiantado
CI
Agronegócio

Plantio de milho na Argentina está adiantado

Por:

Os produtores rurais da Argentina plantaram 93% da área cultivada estimada para o período 2002/03, prevista em 2,96 milhões de hectares de milho até a última sexta-feira, informou a Secretaria de Agricultura daquele país. "As plantações estão indo bem com o clima atual, ajudadas pelas recentes chuvas", segundo informou o órgão. Até o momento 2,754 milhões de hectares foram plantados pelos produtores argentinos.

O plantio até o momento é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando os produtores agrícolas cobriram 90% da área planejada. Entretanto essa área é inferior à do período 2001/02, quando totalizou 3,064 milhões de hectares.

Diferenças

As cifras da secretaria diferem das fornecidas pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires, cujas estimativas incluíram o plantio a partir de sábado. A bolsa informou que os produtores rurais plantaram 96,5% dos planejados 2,34 milhões de hectares, até o sábado. Segundo a bolsa de cereais, cerca de 2,258 milhões de hectares foram plantados até agora. Essa estimativa não inclui o plantio de milho que será empregado para a produção de rações animais. A Argentina colheu o equivalente a uma área de 2,3 milhões de hectares de milho no ano-safra 2001/02, cuja produção foi estimada em 14,397 milhões de toneladas pelo governo argentino.

Girassol

Os produtores do país também plantaram 99% dos 2,37 milhões de hectares pretendidos para girassol, até sexta-feira passada, informou a secretaria. "O plantio dessa oleaginosa está praticamente completo. A área total abrange mais de 15% em relação à do ano passado", informou o órgão. Isso acelera o ritmo de plantio em relação ao ano anterior, quando os produtores rurais haviam plantado, à época, cerca de 97% dos 2,05 milhões de hectares.

A contar de sexta-feira, os produtores semearam 91% da área planejada de 12,6 milhões de hectares para a semente de girassol na temporada 2002/03. Isto coloca o progresso de plantação um pouco acima de um ano atrás, quando 89% dos 11,6 milhões de hectares foram plantados. Um total de 11,4 milhões de hectares foram semeados até agora, informou a secretaria. Em contraste, a bolsa informou que os produtores semearam 93% da área planejada de 12,85 milhões de hectares. Enquanto isso, informou que 11,9 milhões de hectares haviam sido plantados.

Trigo

Desde sexta-feira, os produtores da Argentina colheram 62% do trigo da safra 2002/03, informou a Secretaria da Agricultura. A área de trigo é estimada em 6,15 milhões de hectares. Cerca de 274,5 mil hectares deste total foram perdidos devido ao clima adverso. A Argentina deve produzir 12,5 milhões de toneladas de trigo em 2002/03, estima a bolsa.

A secretaria estimou a produção de 2002/03 em torno de 13 milhões de toneladas. Essa quantidade é menor que a estimativa mais recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que vê a produção de 2002/03 em 13,5 milhões de toneladas. Essa quantidade representaria um declínio de 8,5% em relação à temporada de 2001/02.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.