CI

Plantio de milho safrinha em Sinop (MT) ficou acima das expectativas


Enquanto boa parte dos produtores do Nortão preferiu não se arriscar em cultivar o milho safrinha, como em Sorriso (MT) por exemplo, em Sinop, a situação é outra. O plantio do grão no município ficou acima da expectativa do Sindicato Rural. A previsão era que metade da área plantada com soja, ou seja, 32 mil hectares fossem cultivados com milho, mas o atraso no plantio da soja acabou fazendo com que a previsão fosse revista e menos produtores plantassem o milho safrinha.

Porém os dados do sindicato mostram que a situação foi inversa. Mesmo em porcentagem menor do que a primeira previsão (32 mil hectares), cerca de 30 mil hectares foram cultivados com milho safrinha. “Ficou acima do esperado, pois com o atraso no plantio da soja acreditávamos que os produtores não fossem arriscar em plantar o milho. Mas vimos que o plantio foi maior que o esperado”, disse Natalino Piccin, presidente do sindicato.

Quem decidiu plantar, passou por um susto. A estiagem que atingiu as lavouras em Sinop nos últimos dias deixou os produtores preocupados que temiam perdas. Mas o setor voltou a respirar aliviado, pois as chuvas que caíram esta semana em Sinop foram suficientes para recuperar as plantas. “Estas chuvas ajudaram a recuperar o que estava sendo perdido e no final deste mês a colheita já deve começar”, assinalou.

Piccin disse que o sindicato ainda não tem uma estimativa de colheita, mas acredita que a safra deste ano deve ser igual a do ano passado, onde o município colheu 100 mil toneladas de milho safrinha. “Deve ficar entre 90 e 100 mil toneladas”, finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.