CI

Plantio de seringueira deve atingir 5,5 mil ha

Até o final do ano passado, o MS somava 12 mil hectares de seringueira


Até o final do ano passado, o MS somava 12 mil hectares de seringueira
 
Até o final de 2011, Mato Grosso do Sul já somava 12 mil hectares de seringueira, considerando que 4 mil foram plantados no ano passado. São Paulo, na mesma época, plantou praticamente a mesma área, empatando tecnicamente com MS. “Está previsto para MS, cerca de 5.500 hectares novos para a lavoura de seringueira no ano de 2012. Já o Estado de São Paulo deverá manter o mesmo volume plantado do ano de 2011, o que tornará MS o estado que mais planta seringueira no País”, expõe o palestrante do programa Mais Floresta, Getúlio Ferreira Júnior, nessa quinta-feira (16), em Bataguassu.
 
Afonso Pedro Brioschi, engenheiro agrônomo e consultor, conta que vem de São Paulo para Mato Grosso do Sul com freqüência, para administrar o plantio de seringueira de duas propriedades, localizadas em Bataguassu e Santa Rita do Pardo. “Um sangrador em nossas propriedades ganha em média hoje R$1.200,00, e toda nossa produção é destinada a SP, para uma cidade com 500 km de distância”, explica o agrônomo, que exporta 180 toneladas de borracha seca por ano, de uma das propriedades, e 15 toneladas da outra.

Brioschi afirma que a seringueira é mais vantajosa que outras culturas tradicionais do Estado: “Se calcularmos a rentabilidade, um hectare de seringueira equivale de oito a dez hectares de soja, mas é necessário fôlego para ter sucesso com o produto”. Marco Cerqueira, também palestrante do Mais Floresta, afirma que além de fôlego, é necessário planejamento. “Montar um projeto, verificar equipamentos, procurar profissionais da área agrícola, analisar localização da propriedade, são alguns dos cuidados indispensáveis para se iniciar um plantio de sucesso. Caso contrário, o produtor pode correr o risco de uma aventura frustrada”, afirma Cerqueira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.