CI

Plantio de soja 2016/17 no Paraná avança para 37%, diz Deral

Plantio da safra 2016/17 está 14 pontos percentuais à frente do registrado no mesmo período de 2015


Plantio da safra 2016/17 está 14 pontos percentuais à frente do registrado no mesmo período de 2015

O plantio de soja 2016/17 no Estado do Paraná alcançou 37 por cento da área total projetada, ante 27 por cento na semana passada, segundo relatório publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira. O plantio da safra 2016/17 está 14 pontos percentuais à frente do registrado no mesmo período de 2015, quando 23 por cento da área projetada havia sido plantada com a oleaginosa.

Na região de Cornélio Procópio, no norte do Estado, o baixo volume de chuvas tem prejudicado o plantio. "Já faz 35 dias que não chove no volume necessário, fazendo com as atividades de plantio no milho e na soja estejam paralisadas", disse Devanir Ladeira, técnico do Deral no município.

No sul do Paraná, as boas condições climáticas têm permitido que o plantio da soja avance dentro da normalidade, alcançando 50 por cento da área plantada, segundo Ricardo Martyn Kaspreski, técnico em Francisco Beltrão.

Em Guarapuava, também na região sul, pancadas de chuva na última semana beneficiaram o plantio da soja, segundo o Deral.

Trigo

A colheita do trigo no Paraná, maior Estado produtor do cereal no país, está em 64 por cento segundo o relatório desta terça-feira, avanço de 10 por cento ante os 54 por cento que haviam sido colhidos até a semana passada e ante 67 por cento em igual período de 2015.

Em Cornélio Procópio, a colheita do trigo já está quase concluída. "Praticamente estão encerradas as operações de colheita no milho segunda safra e no trigo, com produtividades abaixo da estimativa inicial", disse Ladeira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.