CI

Plantio de soja chega a 92% da área estimada no Brasil

Brasil produziu recordes 114,1 milhões de toneladas de soja


A safra 2017/18 de soja estava 92% plantada no Brasil até quinta-feira (30), de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de oito pontos em uma semana e supera os 90% de um ano atrás e os 87% da média de cinco anos.

No início do mês, o plantio estava atrasado em diversos estados devido à irregularidade das chuvas em outubro. Mas as precipitações se normalizaram ao longo de novembro, permitindo um rápido avanço das máquinas. Mesmo assim, a janela de plantio do milho safrinha ficará mais apertada no início de 2018, especialmente no Centro-Oeste, com consequente impacto sobre o tamanho da área plantada - cuja primeira estimativa a AgRural divulgará em meados de dezembro.

Com o plantio na reta final e as lavouras de soja se desenvolvendo bem em todo o país, chamou a atenção nesta semana apenas o ritmo de plantio um pouco mais lento observado no Matopiba, devido à redução das chuvas. Mas os produtores não chegaram a ficar preocupados, já que os mapas de previsão mostram bons volumes de chuva para a região nas próximas duas semanas. Até o dia 30, 65% da área de soja estavam semeados no Maranhão, 62% no Tocantins, 60% no Piauí e 85% na Bahia.

O Sul do Brasil, por outro lado, tem previsão de tempo mais seco, especialmente no Rio Grande do Sul, onde 86% da área estão plantados. Isso ainda não chega a ser problema, já que o solo tem bom nível de umidade após as chuvas recentes. Mas, de agora em diante, vale ficar atento às chuvas no Sul, já que a região costuma ser mais propensa a períodos de tempo quente e seco em dezembro e janeiro.

ATUALIZAÇÃO - Na virada de outubro para novembro, a AgRural estimou a produção de soja na safra 2017/18 do Brasil em 110,2 milhões de toneladas, baseada em uma área 2,2% maior e em linhas de tendência de produtividade. Uma nova estimativa de safra, agora com levantamentos de produtividade substituindo as linhas de tendência, será divulgada no próximo dia 8. Na safra passada (2016/17), o Brasil produziu recordes 114,1 milhões de toneladas de soja. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.