CI

Plantio de soja começa com boas expectativas

Começou o plantio da soja no Rio Grande do Sul. O clima tem ajudado e os produtores estão otimistas


Começou o plantio da soja no Rio Grande do Sul. O clima tem ajudado e os produtores estão otimistas.

Na propriedade da família Bernardi a chuva deu uma trégua e a plantadeira foi para a lavoura. Tradicionalmente, eles fazem o plantio em outubro. Com a boa quantidade de chuva, o agricultor Paulo Eduardo tem previsão de uma boa safra.

“O solo está bom para plantar. Choveu bem. Agora, prevê outras chuvas. A expectativa é muito boa”, disse o agricultor Paulo Eduardo Bernardi.

Em todo o Estado, os dois principais bancos financiadores da safra de verão já liberaram quase três bilhões de reais para os produtores. O Banco do Brasil, que representa a maior fatia dos financiamentos, ultrapassa os dois bilhões de reais. O Sicredi, que tem 30% do custeio no Estado, já liberou mais de R$ 900 milhões.

O agricultor Anir Bernardi financiou 25% dos 200 hectares que destinou à soja. Agora, torce para ter uma boa colheita. “Eu estou otimista que chova bem. Estamos fazendo com o custo alto da lavoura, mas estamos plantando bem”, disse.

Segundo a Emater, a área total de soja no Rio Grande do Sul é de 3,8 milhões de hectares. A maior área plantada está em Tupanciretã, no noroeste do Estado, que este ano deve chegar a 140 mil hectares.

O plantio da soja deve ser intensificado nas próximas semanas. O preço do grão ainda em estoque é de R$ 42,00 em média.

“A nossa grande preocupação é com essa crise global e como isso vai repercutir nos preços da soja, uma vez que o preço dos insumos foram muito alto e não há controle sobre isso. Então, o produtor precisa ter alta produtividade e conseguir um mercado, uma venda que seja satisfatória, para cobrir este alto custo de produção”, falou o agrônomo Almir Rebello.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.