CI

Plantio de soja da safra 2019/20 atingiu 79% da área

O plantio também já caminha para a reta final no Paraná e em Mato Grosso do Sul


O plantio de soja da safra 2019/20 atingiu 79% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da AgRural, que apontou avanço semanal de 12 pontos e uma semeadura alinhada à média de cinco anos para época, após um atraso nos trabalhos por problemas climáticos. 

Na comparação com a temporada passada, quando o plantio foi um dos mais acelerados da história, o ritmo dos trabalhos está dez pontos atrás.

Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, 99% da área está semeada “e as lavouras se desenvolvem bem”.

O plantio também já caminha para a reta final no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

“Nesses dois Estados, o tempo mais seco e quente da semana passada não chegou a causar danos, mas as lavouras se desenvolvem de forma irregular e é preciso que as chuvas mostradas nas previsões se confirmem o quanto antes.” 

De acordo com dados do terminal Eikon, da Thomson Reuters, boas chuvas devem atingir as principais regiões produtoras do país nesta semana.

Segundo a consultoria, “a mesma massa de ar seco que desviou as chuvas do Paraná e de Mato Grosso do Sul na semana passada foi boa para o Rio Grande do Sul, onde o plantio, que vinha muito atrasado devido ao excesso de umidade, saltou de 26% para 59%”.

“Isso significa que quase 2 milhões de hectares foram plantados no Estado em apenas sete dias.”

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), por outro lado, a irregularidade das precipitações segue sendo a marca deste início de safra, e o atraso no plantio se amplia, especialmente na Bahia e no Piauí, disse a AgRural em relatório, que contabilizou o plantio até a última quinta-feira.

A AgRural estima que o Brasil plantará soja em 36,4 milhões de hectares em 2019/20, enquanto a produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, é calculada em recorde 120,7 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.