Plantio de soja é proibido por 90 dias em Campo Largo/PR
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,142 (0,44%)
| Dólar (compra) R$ 5,62 (0,18%)


Agronegócio

Plantio de soja é proibido por 90 dias em Campo Largo/PR

O motivo deste procedimento é controlar o avanço da Ferrugem Asiática durante o ciclo de verão
Por:
975 acessos

Os agricultores de Campo Largo precisam ficar atentos quanto ao plantio de soja. De 15 de julho a 15 de setembro fica instituído, por lei, que o produtor mantenha o chamado Vazio Sanitário, do Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática que, segundo a resolução nº 120/2007, corresponde à proibição da lavoura de soja em qualquer fase de desenvolvimento neste período.

O motivo deste procedimento é controlar o avanço da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante o ciclo de verão. O principal dano ocasionado por essa doença à planta é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, reduzindo a produtividade. As condições climáticas, o tamanho e a resistência da planta vão influenciar no nível de dano que a doença pode causar, refletindo negativamente na produção. Porém, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a ferrugem da soja não é prejudicial ao ser humano, apenas a lavoura. “É importante que os agricultores colaborem para que esse fungo não se propague pelas plantações do município”, ressalta o secretario Lino Petry.

O produtor que não cumprir a norma será notificado e poderá ser autuado, ficando sujeito a sanções que vão desde advertência até multa, proibição do comércio, interdição da propriedade e restrição ao crédito rural (Lei Estadual nº 11.200 13/11/1995). Mais informações podem ser adquiridas na Casa do Agricultor, através dos telefones 3292-6470 e 3292-9127, com o setor de agronomia.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink