CI

Plantio de soja em MS atinge 70% da área

Os produtores anteciparam a semeadura para minimizar problemas com clima e praga


Cerca de 70% de 1,7 milhão de hectares que serão cultivados com soja, em Mato Grosso do Sul, nesta safra, já estavam plantados até a última sexta-feira (10-11), segundo levantamento realizado pela consultoria AgRural. As informações são do Estadão. Os dados revelam que os agricultores do Estado adiantaram o plantio da safra 2006/07 de soja, na comparação com a safra passada, seguindo as recomendações técnicas de antecipar a data de semear a terra, como forma de minimizar os riscos de a ferrugem asiática atacar as lavouras, como ocorreu no ano passado.

O levantamento revela que no mesmo dia do ano passado (em 10/11/2005) apenas 51% da área cultivada com soja em MS haviam sido semeados. No entanto, nesta safra, até 3 de novembro, 48% da área da soja haviam sido plantados sendo que nos sete dias compreendidos entre 3 e 10 deste mês, os agricultores semearam mais 22% da área. A estimativa é que pelo menos 1,2 milhão de hectares já estejam plantados com soja em MS.

O índice de plantio da oleaginosa do Estado é o segundo maior do País, atrás apenas de Mato Grosso, que até 10 de novembro já havia plantado 80% da área total prevista para o cultivo da soja na safra 2006/07 (5,3 milhões de hectares).

Cenário nacional:

Em todo o País, segundo a AgRural, cerca de 52% da área estimada a cultivar soja já se encontravam semeados até a última sexta-feira. O índice de plantio nacional da soja supera os 37% registrados no mesmo período de 2005. Na região Sul, o Paraná é o Estado com plantio mais adiantado, com 65% da área prevista já plantados, enquanto no ano passado o índice era de 61%.

De acordo com a consultoria, as negociações dos grãos seguiram o ritmo antecipado do plantio. A estimativa é que 33% da produção da nova temporada já estejam negociados, enquanto no mês passado as vendas antecipadas eram de 19%. Há um ano, quando a estimativa de produção era de 57,6 milhões de toneladas, apenas 7% da safra estavam comercializados antecipadamente. Em relação à safra 2005/06, 99% da produção foram vendidos até o dia 10 de novembro, contra 94% um mês antes. Há um ano, a safra velha na ocasião (2004/05) estava com 84% vendidos. Agora, a produção nacional é estimada em 55,9 milhões de toneladas de soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.