CI

Plantio de soja nas várzeas tropicais tocantinense encerra nesta segunda-feira

A expectativa é que seja cultivados cerca de 60 mil hectares de sementes da oleaginosa


Foto: Eliza Maliszewski

Encerra nesta segunda-feira, 15, a janela de plantio de soja nas várzeas tropicais tocantinense, que abrangem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Pium, Cristalândia, Santa Rita e Guaraí. Com o prazo que foi prorrogado por 15 dias pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), os produtores rurais tiveram a oportunidade de realizar o plantio dentro do planejamento. Já, o prazo para a colheita foi mantido para até 30 de setembro.

De acordo com a Instrução Normativa nº 05/2020 fica a cargo do produtor rural realizar o plantio de sementes de soja, dentro do período de prorrogação; a responsabilidade do direcionamento dos ciclos de materiais para a finalização de plantio, bem como os riscos relacionados às condições de irrigação.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa disse que a Adapec acompanhou o plantio e que mesmo em época da pandemia da Covid-19, as equipes de inspetores de defesa agropecuária estão prontas para realizar em campo o monitoramento das lavouras, durante todo o período da safra até o pós-colheita, garantindo assim, a manutenção do patrimônio fitossanitário do Tocantins.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, destacou o papel do Governo do Estado, na manutenção do cultivo de soja nas várzeas tropicais para fins de produção de sementes e pesquisa. “O governo estadual tem empenhado esforços junto ao Ministério da Agricultura para a manutenção do plantio de soja nesta região, por considerá-la estratégica para o agronegócio brasileiro, principalmente por produzir sementes de alta qualidade e elevado grau de vigor de germinação," disse o gestor, acrescentando que, o trabalho realizado pela Adapec durante toda a safra, no controle da ferrugem asiática e de outras pragas, garante a qualidade da produção.

A janela de plantio teve início no dia 20 de abril e encerraria no dia 31 maio. Os sojicultores que cultivam sementes naquela região solicitaram à Adapec a prorrogação da janela de plantio, uma vez que o período de chuva se estendeu e com isso, houve atraso no cultivo da soja. A Agência então avaliou o pedido e prorrogou o prazo até 15 de junho.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.