CI

Plantio de soja no Rio Grande do Sul chega a 10%, segundo a Emater

O plantio de soja no Rio Grande do Sul atinge 10% da área destinada. Os produtores aproveitaram as condições favoráveis de clima dos últimos dias para intensificar o plantio. Também estão sendo realizadas as semeaduras das culturas de arroz, feijão e milho. As informações são do levantamento semanal sobre a situação das culturas da Emater/RS.

O trabalho para a soja deve ser acelerado para que a colheita ocorra mais cedo, aproveitando as boas perspectivas de cotação do grão, como indicam as constantes altas na Bolsa de Chicago.

Os arrozeiros também estão intensificando o plantio, avançando significativamente o percentual da área semeada no Estado, que hoje chega a 47%, enquanto que a média histórica para o período é de 26%. Municípios importantes produtores, como Dom Pedrito, São Borja, Uruguaiana e outros da Fronteira Oeste, já alcançam os 80% cultivados.

Na lavoura de feijão, resta menos de 10% da área estimada da primeira safra para ser plantada, sendo que 71% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo e 13% em floração. Os técnicos da Emater/RS avaliam que as condições da lavoura nas várias regiões de plantio são consideradas muito boas até o momento.

No caso do milho, os produtores aproveitaram a boa umidade registrada após as chuvas do final de semana para aumentar o manejo nas lavouras já implantadas, além do plantio de novas áreas. Na região Noroeste, o índice de plantio chega aos 90%, com as lavouras sendo consideradas muito boas quanto ao seu padrão. No Estado, a semeadura já foi realizada em 70% da área, sendo que 65% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.