CI

Plantio de soja no RS alcança 80% da área


O plantio da soja evoluiu aceleradamente no Rio Grande do Sul na última semana. De acordo com dados da Emater/RS-Ascar, já foram semeadas 3,3 milhões, o equivalente a 80% da área estimada. As lavouras se desenvolvem em bom estado e os técnicos de campo não têm notícias sobre problemas com pragas ou moléstias. O percentual de lavouras em germinação e desenvolvimento vegetativo é de 73% da área.

Milho:

Já o plantio de milho evoluiu apenas dois pontos percentuais nesta semana, chegando a 87% da área estimada. A situação deve se modificar nas próximas semanas, quando encerra-se o plantio da soja e os produtores podem se dedicar ao milho. As lavouras que restam se localizam em pequenas propriedades e em zonas mais frias, como a Sul e a Serra.

Os demais estágios da cultura são 60% da área em germinação e desenvolvimento vegetativo, 16% em floração e 8% em enchimento de grãos. De maneira geral, as lavouras em fases adiantadas, como floração e enchimento de grãos, se encontram em muito bom estado e apresentam potencial produtivo bem acima do verificado no ano passado. Se as condições climáticas forem favoráveis, as primeiras colheitas deverão se realizar a partir do início de janeiro.

Arroz:

Os produtores de arroz estão entrando na reta final do plantio, alcançando 86% da área de lavouras. O índice de lavouras em germinação e desenvolvimento vegetativo é de 82%. Mesmo com as oscilações de temperatura, a germinação transcorre normalmente, ficando inclusive à frente da média dos últimos cinco anos. Nas lavouras já germinadas, o desenvolvimento é considerado normal.

Feijão:

Com o período de plantio de feijão concluído, os produtores aproveitam as boas condições climáticas para intensificar os trabalhos de limpeza e controle fitossanitário das áreas. As lavouras, em sua maioria, se desenvolvem normalmente, sendo que na atual semana 40% se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo, 27% em fase de floração e 23% em enchimento de grãos. Já estão acontecendo as primeiras colheitas, alcançando 3% da área plantada na atual safra, estimada em 98,8 mil hectares. Os rendimentos têm ficado dentro do esperado, alcançando médias entre mil e 1,3 mil quilos por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.