Plantio de soja nos EUA continua muito atrasado

FUNDAMENTOS

Plantio de soja nos EUA continua muito atrasado

Atualizações climáticas continuam trazendo, dia após dia, um cenário ainda mais “molhado” para Maio
Por: -Leonardo Gottems
14611 acessos

O relatório semanal de acompanhamento das culturas registra que apenas 19% da área prevista para a soja está plantada nos Estados Unidos, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). O resultado representa forte atraso ante os 53% que eram verificados na mesma semana do ano passado, bem como os 47% de média dos últimos cinco anos. 

“A situação dos grãos emergidos também é crítica: somente 5% tinha emergido até este domingo, 19 (a maioria dos estados inclusive não houve nenhum relato), contra 24% na mesma semana do ano passado e 17% na média dos últimos 5 anos”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, além disso as atualizações climáticas continuam trazendo, dia após dia, um cenário ainda mais “molhado” para este fim de maio: “Não há grandes variações diante das altas possibilidades de tempestades e chuvas torrenciais dispersas por todo o Cinturão Agrícola, nos próximos 10 dias. Os totais pluviométricos previstos para o Centro estadunidense estão dentro de um raio de 50-150 mm acumulados, no mesmo período”.

“Além da impossibilidade do plantio saudável, aqueles talhões já com a semente no chão apresentam uma péssima germinação, com a necessidade de replantio em algumas localidades. A ARC lembra que mais de 85% dos produtores rurais nos EUA possuem seguro agrícola com a cobertura da Prevenção de Plantio. Em um ano extremamente atípico como este, a efetivação da apólice deste seguro será comumente observada”, concluem os analistas da ARC Mercosul.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink