CI

Plantio de soja nos EUA continua muito atrasado

Atualizações climáticas continuam trazendo, dia após dia, um cenário ainda mais “molhado” para Maio


O relatório semanal de acompanhamento das culturas registra que apenas 19% da área prevista para a soja está plantada nos Estados Unidos, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). O resultado representa forte atraso ante os 53% que eram verificados na mesma semana do ano passado, bem como os 47% de média dos últimos cinco anos. 

“A situação dos grãos emergidos também é crítica: somente 5% tinha emergido até este domingo, 19 (a maioria dos estados inclusive não houve nenhum relato), contra 24% na mesma semana do ano passado e 17% na média dos últimos 5 anos”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, além disso as atualizações climáticas continuam trazendo, dia após dia, um cenário ainda mais “molhado” para este fim de maio: “Não há grandes variações diante das altas possibilidades de tempestades e chuvas torrenciais dispersas por todo o Cinturão Agrícola, nos próximos 10 dias. Os totais pluviométricos previstos para o Centro estadunidense estão dentro de um raio de 50-150 mm acumulados, no mesmo período”.

“Além da impossibilidade do plantio saudável, aqueles talhões já com a semente no chão apresentam uma péssima germinação, com a necessidade de replantio em algumas localidades. A ARC lembra que mais de 85% dos produtores rurais nos EUA possuem seguro agrícola com a cobertura da Prevenção de Plantio. Em um ano extremamente atípico como este, a efetivação da apólice deste seguro será comumente observada”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.