CI

Plantio de soja nos EUA está 74% entre bom/excelente

Já foram plantados 93% da área prevista


A safra norte-americana de soja perdeu um ponto percentual em sua condição boa/excelente, passando de 75% na semana passada para 74% nesta semana, de acordo com o relatório semanal de acompanhamento das culturas, divulgado nesta segunda-feira (11.06) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Mesmo assim, a soja plantada está bem superior quando comparada à mesma semana do ano passado (66% de bom/excelente). 

Já foram plantados 93% da área prevista, contra 91% da mesma semana do ano passado e 85% dos últimos cinco anos. Da parte plantada, 83% já emergiu, contra 74% na mesma semana do ano passado e 69% da média das últimas cinco safras. 

“Pela primeira vez na história a área de soja deverá ser maior do que a de milho nos EUA e este é um fator negativo para os preços, a longo prazo, principalmente porque a safra está se desenvolvendo bem”, comenta a T&F Consultoria Agroeconômica. 

“Se somarmos a isso a disputa comercial com a China e a disposição deste país em reduzir as compras de soja americana, teremos uma grande probabilidade de termos estoques finais maiores na próxima safra, o que aprofunda ainda mais as quedas de Chicago”, acrescenta o analista Luiz Fernando Pacheco. 

CLIMA

De acordo com os mapas climáticos analisados pela Consultoria AgResource, as precipitações dos próximos cinco dias se concentram sobre um "corredor" que corta todo o leste do Cinturão Agrícola, segue no centro-sul de Illinois, atravessa o estado de Iowa do sudeste ao noroeste e cobre toda a área sojicultora do estado de Minne­sota, ao Norte do país. 

“Para tais regiões favorecidas, são baixas as preocu­pações diante de um calor que perdura sobre o Cinturão. No entanto, para Missouri o cenário já traz leves preocupações com a falta de chuvas nos últimos dias. As previsões dos próximos 5 dias não trazem índices plu­viométricos expressivos para a região. No entanto, a massa de ar quente de alta pressão que está estacionada sobre o Centro americano, perde forças no entre 14-15 de junho, dando espaço para a volta das chuvas no estado”, conclui a ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.