Plantio de trigo atinge 25% da área no Paraná

Agronegócio

Plantio de trigo atinge 25% da área no Paraná

Em algumas regiões a planta já tem até 30 centímetros de altura
Por:
1 acessos

O zoneamento para o plantio de trigo na microrregião de Pato Branco (PR) é entre 20 de maio e 20 de julho, o que resulta em plantas de vários tamanhos e deixa o trigo mais ou menos suscetível a geadas no período de floração. Prova disso é que enquanto o produtor e técnico agrícola Cidicley Caldato está finalizando o plantio de trigo nesta semana em Sede Gavião, interior de Pato Branco, alguns de seus vizinhos já tem a planta com até 30 centímetros de altura.

A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) é que a área plantada de trigo na microrregião de Pato Branco seja de 33 mil hectares (ha), o que representa em torno de 10% da área total agricultável da microrregião, que é de 315 mil ha.

O técnico agropecuário do Deral/Seab, Ivano Carniel, estima que até agora 25% da área estimada de trigo esteja plantada. “O plantio se intensificou na semana passada. Os produtores não devem levar até 20 de julho para começar a plantar, porque seria muito tarde, devem plantar no máximo até dia 5”, aconselhou Carniel.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink