CI

Plantio de trigo irrigado vai começar

Cultivo feito entre 11 de abril e 31 de maio garante melhores resultados


Cultivo feito entre 11 de abril e 31 de maio garante melhores resultados


Em algumas regiões do país já iniciaram o plantio de trigo. Isso porque o período ideal para o plantio do trigo irrigado, como no Cerrado do Brasil Central, Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso, tem início neste mês de abril. Assim, nos plantios realizados de 11 de abril a 31 de maio a cultura atinge seus melhores resultados. A recomendação é feita pelo pesquisador Júlio César Albrecht, da Embrapa Cerrados (Planaltina- DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Já em Mato Grosso, de acordo com o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, é aconselhável que se plante o trigo entre os dias 15 de maio a 5 de junho, isso porque neste período as noites são mais frias. O pesquisador, que também coordena a Câmara Técnica do Trigo no Estado, esclarece que o plantio do trigo é recomendado para altitude mínima de 600 metros. As variedades Supera, Valente e IAC 385 foram as mais produtivas. Segundo Hortêncio, com um plantio de 240 hectares de trigo irrigado, o município de Lucas do Rio Verde (354 Km ao Norte de Cuiabá) é considerado o maior produtor no Estado.

As cultivares de trigo da Embrapa indicadas para o plantio irrigado no Cerrado são BRS 254, BRS 264, Embrapa 22 e Embrapa 42. Estas, são plantadas em aproximadamente 90% da área cultivada com trigo irrigado no Brasil Central, devendo ser plantadas em áreas com altitudes superiores a 500 metros, em função principalmente das temperaturas e da umidade no ar. A BRS 264 classificada como trigo Pão, de ciclo precoce, em torno de 110 dias da emergência a colheita, enquanto as outras cultivares têm um ciclo em torno de 120 dias. A cultivar tem potencial para produzir em torno de 130 sacos por hectare. Em Minas Gerais e Goiás já se observou lavouras, irrigadas com pivô central, com produtividades de aproximadamente 127 sacos por hectare. A cultivar BRS 254 classificada como trigo Melhorador tem potencial para produzir em torno de 115 sacos por hectare. A Embrapa 22 e Embrapa 42 classificadas como trigo Melhorador têm potencial em torno de 105 sacos por hectare.

Segundo o pesquisador da Embrapa, nas lavouras plantadas entre o dia primeiro e 20 de maio têm se observado os maiores rendimentos de grãos. Se o triticultor plantar nos primeiros dez dias da época indicada (do dia 11 até 20 de abril) é maior o risco da incidência de doenças causadas por fungos, principalmente a brusone. O pesquisador alerta que agricultor terá que monitorar a lavoura diariamente, antecipando as aplicações preventivas com fungicidas recomendados conforme as indicações da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale.


As pesquisas em desenvolvimento na Embrapa Cerrados estão avaliando e testando novos materiais. A previsão é de que sejam lançadas novas cultivares de trigo irrigado em 2013 e 2014. Essas variedades, também classificadas industrialmente como melhoradoras, terão como características principais a alta força de glúten e o rendimento de grãos superior a 110 sacos por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.