CI

Plantio de trigo no Paraná vai a 11% da área; 100% da safra tem boa condição

Plantio de trigo no Paraná avançou para 11 por cento da área até a véspera


O plantio de trigo no Paraná, o maior produtor brasileiro do cereal, avançou para 11 por cento da área até a véspera, com as lavouras em condições bem melhores do que há um ano, mostrou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

Em uma semana, a semeadura aumentou em 7 pontos percentuais, ao passo que em igual momento de 2018 os trabalhos de campo estavam apenas começando, com a implantação atingindo só 1 por cento do total projetado. Parte desse ritmo mais adiantado em 2019 deve-se a condições climáticas favoráveis, uma vez que chuvas regulares ao longo de março e abril contrastaram com uma estiagem que já dava sinais de pressão sobre as plantações há um ano.

Vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense, o Deral estima uma produção de 3,29 milhões de toneladas de trigo neste ano no Estado, um salto de 17 por cento ante 2018. Por ora, tal expansão parece estar a caminho de se confirmar. Conforme o Deral, 100 por cento das lavouras estavam em condição “boa”, versus 99 por cento uma semana antes e 78 por cento em igual época de 2018.

Quando o plantio atingiu área semelhante em 2018, apenas cerca de metade do cultivo estava em boa condição. O departamento ainda destacou que a colheita de soja no Paraná foi finalizada e que 97 por cento do milho “verão” estava colhido até a véspera. O plantio do milho “safrinha” já havia sido encerrado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.