CI

Plantio direto traz vantagens na cebola

Técnica proporciona benefícios ao solo e economia ao produtor


Foto: Eliza Maliszewski

Santa Catarina produziu, nesta safra, cerca de 520 mil toneladas de cebola, em uma área de quase 19 mil hectares. A técnica do plantio direto cresce entre os cebolicultores do Estado. 

O pesquisador da Epagri, Leandro Hahn, explica que a técnica é recomendada aos cebolicultores e adotada por, cada vez, mais produtores. O plantio direto é feito com semeadura direta, sem revolvimento de solo. No caso de uso de linhas simples são dispostas até 45 sementes por metro linear.  É feita a correção e adubação parcial. Depois faz-se a semeadura de aveia par funcionar como cobertura de solo, ela é dessecada e é semeada a cebola. “Através da semeadura direta, agricultores conseguem um bom produto e redução de custos com mão de obra na implantação das lavouras”, destaca.

No Meio-Oeste catarinense a técnica cresceu nesta safra chegando de 25 a 30% da área. Hahn apontou três benefícios principais: 

- Controle de erosão do solo. Os impactos são praticamente eliminados porque o solo tem sua estrutura melhor protegida contra chuva;
- Menor incidência de daninhas;
- O solo retém mais umidade no inicio do estabelecimento da planta, gerando economia de água. 

“O produtor que usa uma vez o plantio direto não quer voltar ao convencional. Só não faz 100% da área porque arrenda terras e não há tempo de fazer a palhada ou há milho a ser colhido”, destaca.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.