CI

Plantio do milho atinge 82% no Centro-Sul

“Os trabalhos estão praticamente finalizados no Sul do País"


O plantio da safra de verão de 2018/2019 já atingiu um total de 82% na região Centro-Sul do Brasil nesta segunda-feira (12.11). De acordo com o especialista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, o número representa avanço de 17 pontos na semana e é bem superior aos 55% de igual período do ano passado e aos 63% da média dos últimos cinco anos. 

“Os trabalhos estão praticamente finalizados no Sul do País - o Paraná é o único Estado da região que está plantando milho de verão, com a semeadura realizada em 98% da área prevista. O ritmo do cultivo também é acelerado em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde já foi feito em 79%, 67% e 60% de suas áreas, respectivamente”, informa. 

Na questão do mercado doméstico, Pacheco indica que ele ainda se mantém pouco movimentado com os preços estáveis após a queda acentuada do milho com a entrada da safrinha. “Essa estabilidade de cotações no mercado interno pode se prolongar no Sul, pois agroindústrias demandam pouco, já que estão recebendo agora o grão comprado lá atrás”, comenta. 

A onda exportadora verificada nos últimos dias em Mato Grosso, porém, parece estar chegando ao fim, com tradings já abastecidas e diminuindo a demanda. Assim, para esta semana os negócios para o mercado externo podem arrefecer, segundo Pacheco.  

“Duas situações bem diversas têm ocorrido no mercado de milho no Brasil - no Centro-Oeste, grandes volumes giraram na semana passada para exportação, principalmente a partir de Mato Grosso. Já no Sul, a comercialização segue travada, com comprador abastecido e vendedor capitalizado, no aguardo de melhores preços”, finaliza. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.