CI

Plantio ganha fôlego em maior produtor mundial de soja

Em Sorriso (MT), agricultor aposta em safra de recuperação


Em Sorriso (MT), agricultor aposta em safra de recuperação
 
Principal produtor individual de soja do mundo o município de Sorriso, distante 420 quilômetros de Cuiabá, deu início ao plantio da safra 2012/13 de soja. A semeadura já alcança 1% da área de 633,4 mil hectares estimados para a temporada, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O trabalho no campo vai ganhando força mediante chuvas regulares. A expectativa é que se o clima colaborar a semeadura encerre no final de outubro.

Presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Pedro Lenz diz que a expectativa de safra caminha em direção a um cenário de alta. A estimativa é que a colheita renda 2,2 milhões de toneladas em 2012/13, resultado acima do verificado em 2011/12, quando foram pouco mais de 2 milhões de toneladas. Se o desempenho no campo confirmar-se o município recupera a curva ascendente na produção da oleaginosa.

Conforme explica Lenz, a sequência de alta foi interrompida na temporada 2011/12 quando a produção tornou-se menor frente a registrada em 2010/11. "Caiu a produção em função do clima e também porque incidiu muita doença fungica", considerou o produtor rural e presidente do Sindicato. Entre um ciclo e outro a safra retraiu de 2,28 milhões de toneladas para 2 milhões de toneladas.

Na propriedade do grupo Agrodeverde - onde 900 hectares serão semeados - o início do plantio foi antecipado em dez dias quando comparado com a safra anterior, mesma realidade de Mato Grosso. "A chuva chegou dez dias mais cedo", lembra o produtor e empresário Paulo Freitas.

O bom cenário da soja - que alia valorização no mercado e a demanda crescente - anima. Mas ao mesmo tempo, ressalta o agricultor, deve traduzir um ano de recuperação. "Estamos simplesmente recuperando o tempo das vacas magras. Mas junto com esse boom de preços das commoditie houve aumento no custo de produção", considerou ainda Freitas.

Em Mato Grosso, o plantio da safra chega atingiu - até a última semana 0,6% dos 7,8 milhões de hectares que serão ocupados pela cultura em 2012/13. O número representa um acréscimo de 11,6% sobre o espaço destinado à oleaginosa em 2011/12, quando foram 7 milhões de hectares.

A estimativa é o estado produza 24,1 milhões de toneladas, volume 13% superior a 2011/12 quando a colheita rendeu 21,3 milhões de toneladas.

O plantio da safra brasileira de soja foi aberto oficialmente em Sorriso na última segunda-feira (24), durante evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Brasil).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.