Plantio ganha fôlego em maior produtor mundial de soja
CI
Agronegócio

Plantio ganha fôlego em maior produtor mundial de soja

Em Sorriso (MT), agricultor aposta em safra de recuperação
Por:
Em Sorriso (MT), agricultor aposta em safra de recuperação
 
Principal produtor individual de soja do mundo o município de Sorriso, distante 420 quilômetros de Cuiabá, deu início ao plantio da safra 2012/13 de soja. A semeadura já alcança 1% da área de 633,4 mil hectares estimados para a temporada, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O trabalho no campo vai ganhando força mediante chuvas regulares. A expectativa é que se o clima colaborar a semeadura encerre no final de outubro.

Presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Pedro Lenz diz que a expectativa de safra caminha em direção a um cenário de alta. A estimativa é que a colheita renda 2,2 milhões de toneladas em 2012/13, resultado acima do verificado em 2011/12, quando foram pouco mais de 2 milhões de toneladas. Se o desempenho no campo confirmar-se o município recupera a curva ascendente na produção da oleaginosa.

Conforme explica Lenz, a sequência de alta foi interrompida na temporada 2011/12 quando a produção tornou-se menor frente a registrada em 2010/11. "Caiu a produção em função do clima e também porque incidiu muita doença fungica", considerou o produtor rural e presidente do Sindicato. Entre um ciclo e outro a safra retraiu de 2,28 milhões de toneladas para 2 milhões de toneladas.

Na propriedade do grupo Agrodeverde - onde 900 hectares serão semeados - o início do plantio foi antecipado em dez dias quando comparado com a safra anterior, mesma realidade de Mato Grosso. "A chuva chegou dez dias mais cedo", lembra o produtor e empresário Paulo Freitas.

O bom cenário da soja - que alia valorização no mercado e a demanda crescente - anima. Mas ao mesmo tempo, ressalta o agricultor, deve traduzir um ano de recuperação. "Estamos simplesmente recuperando o tempo das vacas magras. Mas junto com esse boom de preços das commoditie houve aumento no custo de produção", considerou ainda Freitas.

Em Mato Grosso, o plantio da safra chega atingiu - até a última semana 0,6% dos 7,8 milhões de hectares que serão ocupados pela cultura em 2012/13. O número representa um acréscimo de 11,6% sobre o espaço destinado à oleaginosa em 2011/12, quando foram 7 milhões de hectares.

A estimativa é o estado produza 24,1 milhões de toneladas, volume 13% superior a 2011/12 quando a colheita rendeu 21,3 milhões de toneladas.

O plantio da safra brasileira de soja foi aberto oficialmente em Sorriso na última segunda-feira (24), durante evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Brasil).

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink