CI

Plataforma África-Brasil recebe inscrições a partir desta terça

Iniciativa liderada pela Embrapa recebe propostas até 29 de fevereiro para financiamentos de pré-projetos em inovação tecnológica agrícola


Iniciativa liderada pela Embrapa recebe propostas até 29 de fevereiro para financiamentos de pré-projetos em inovação tecnológica agrícola

A Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária recebe pré-propostas até 29 de fevereiro para financiamento de projetos. O objetivo da iniciativa é promover a troca de conhecimentos entre o Brasil e a África, apoiando o desenvolvimento da agricultura no continente africano por meio do estabelecimento e fortalecimento de parcerias entre organizações africanas e brasileiras. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lidera a plataforma, em conjunto com o Fórum para Agricultura e Pesquisa Agrícola na África (Fara, sigla em inglês), parceiro brasileiro naquele continente.


O projeto é direcionado a pesquisadores dos centros de pesquisa da Embrapa, assim como a parceiros de instituições congêneres africanas, com pesquisas direcionadas ao desenvolvimento da agricultura na África. “A iniciativa faz parte dos esforços de cooperação técnica internacional da Embrapa visando atender às demandas de Cooperação Sul-Sul.e, dessa forma, contribuir para as políticas deste tipo de cooperação internacional do Governo Brasileiro”, ressalta o pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, Paulo Duarte.

A ação permite a troca de conhecimentos entre Brasil e África, tendo quatro áreas temáticas prioritárias. São elas: tecnologias para aumentar a produtividade; melhoramento no manejo de recursos naturais; fortalecimento de políticas, instituições e mercados e manejo do conhecimento; e tecnologias direcionadas para pequenos agricultores e alívio da pobreza.


Histórico

A Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária - Africa-Brazil Agricultural Innovation Marketplace está em execução desde 2010. As instituições africanas de pesquisa e desenvolvimento, sejam elas públicas ou privadas, e os centros de pesquisa da Embrapa são convidadas a inscrever projetos colaborativos direcionados ao desenvolvimento da agricultura de países daquele continente. Entre 2010 e 2011, foram selecionados dez projetos, que atualmente estão em execução sob a liderança de pesquisadores de unidades da Embrapa e de organizações africanas. Com foco no intercâmbio de experiências e na melhoria da produção e produtividade agrícola do pequeno produtor africano, os projetos seguem a ideia básica de contribuir para o combate à pobreza.

Mais informações sobre a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária no site www.africa-brazil.org ou email: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.