CI

Plataforma ajuda na desburocratização jurídica do agronegócio

A transformação digital vem proporcionando às empresas novidades em soluções que diminuem a burocracia jurídica


Foto: Divulgação

A transformação digital vem proporcionando às empresas novidades em soluções que diminuem a burocracia jurídica. A busca por elas se intensificou em 2020, devido ao isolamento social causado pelo coronavírus, revelando a necessidade de maior rapidez nas operações. Essa demanda aconteceu em todos os segmentos e no agronegócio não foi diferente. No último ano, foi lançada a startup Assinei, cujo software leva o mesmo nome. Segundo a CEO da empresa, Michely Souza, o intuito da plataforma é digitalizar a gestão e assinatura de documentos, agilizando processos jurídicos em empresas do agro.

Com pouco menos de um ano de funcionamento, a Assinei já gerou mais de 10 mil documentos assinados e possui mais de 700 usuários. “A plataforma foi desenvolvida para levar ao agronegócio muito mais que gestão de contratos. Permite a assinatura eletrônica e digital de títulos, Cédula do Produtor Rural e outros documentos que formalizam negócios”, conta Souza. Ela relata ainda que com a digitalização do processo, é possível reduzir em até 97% o tempo gasto com a coleta de assinaturas físicas. Na Assinei, o documento é criado ou armazenado na plataforma e logo depois é   enviado por e-mail ou SMS, para os usuários assinarem.[  

Assinatura com validade jurídica

A CEO destaca que os principais benefícios são a praticidade e segurança. A Assinei que pode ser integrada a qualquer software, dispõe de validade jurídica e opera conforme a MP 2.200-2/01, que regulamenta a certificação digital, assinatura eletrônica e cria a infraestrutura de Chaves Públicas, conhecida como ICP Brasil. o A plataforma utiliza da criptografia HASH SHA 512 e da tecnologia Blockchain para promover alta segurança tecnológica nas transações. Além de contribuir na desburocratização em vários departamentos, a Assinei permite o armazenamento, controle de prazos e assinaturas de documentos como propostas comerciais, recibos, duplicatas, termos de cessão e vários outros documentos.

Praticidade, segurança e sustentabilidade

Usuária da Assinei, Michelly Silva, é analista de controle interno da Agrocat, revenda que comercializa defensivos agrícolas localizada no Mato Grosso. Silva conta que a plataforma está fazendo a diferença na rotina da empresa. “O fluxo de papéis para assinatura era enorme e a plataforma otimizou nosso trabalho. É fácil visualizar as informações, o envio de documentos é simples e o arquivamento organizado. Para os clientes a quem enviamos documentos para assinatura, o acesso é fácil e prático. Sem falar do suporte da plataforma, com atendimento rápido e dedicado.” Diz a analista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.