Plataforma calcula relação de troca entre produtos e insumos
CI
Imagem: Pixabay
LEVANTAMENTO

Plataforma calcula relação de troca entre produtos e insumos

Indicador, calculado pela Conab, compara culturas, fertilizantes e máquinas
Por: -Eliza Maliszewski

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou o Portal de Informações Agropecuárias. O local traz dados sobre a relação de troca entre produtos e insumos e tem como objetivo ser um auxiliar no gerenciamento da atividade. Esse indicador reflete o poder de compra dos produtores rurais, uma vez que mensura a capacidade de compra de um insumo com a receita apurada na venda do produto.

“A partir deste dashboard é possível aferir, em média, o quanto se deve vender de um produto agropecuário para se adquirir um insumo utilizado na atividade. Essa é uma das maneiras possíveis para se conseguir medir a sustentabilidade do produtor na atividade”, ressalta o gerente de custos de produção da Conab, Rodrigo Souza.

É possível consultar a relação de troca de algodão em pluma, arroz, feijão, milho, soja e trigo. Juntos esses produtos representam cerca de 98% da produção de grãos. Neste primeiro momento, o indicador contempla uma praça representativa de cada grão analisado. No entanto, novos produtos e praças podem ser adicionados. Com relação aos insumos, é possível encontrar o termo de troca entre produtos como fertilizantes, tratores e colheitadeiras.

Nos campos de busca é possível selecionar a cultura, em que Estado e município é produzida, o tipo de insumo usado e se tem os gráficos com as comparações.  Também é possível encontrar informações sobre custos de produção, abastecimento, agricultura familiar, armazenagem e logística, mercado hortigranjeiro, preços mínimos, produção agrícola, análises de mercado, séries históricas, entre outras.

O portal pode ser acessado neste link.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.