Poços artesianos atenuam seca na Campanha

Agronegócio

Poços artesianos atenuam seca na Campanha

Fornecimento de água no município é interrompido por doze horas diárias
Por:
2130 acessos
Começou a ser perfurado nesta sexta-feira (01/07), na sede do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), mais um poço artesiano para reforçar a rede de abastecimento de água do município. Este é o décimo a ser perfurado no município através da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a prefeitura, com o intuito de minimizar os impactos da estiagem – hoje o fornecimento de água é interrompido por doze horas diárias. O presidente da Emater/RS, Lino De David, representando o secretário da SDR, Ivar Pavan, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água, Vilmar Galvão, conheceram a obra nesta sexta-feira (01/07), durante a interiorização do Governo do Estado em Bagé.


Com a perfuração de mais dois poços artesianos no município, previstas para serem efetivadas nas próximas semanas, estas estruturas passarão a ser responsáveis por 12% do abastecimento da cidade, neste período de racionamento, ou 2,5 milhões de litros diários. “Esse apoio veio na hora certa, nos deu um fôlego para conseguirmos administrar melhor a situação e reduzirmos o consumo das barragens”, explica o diretor geral do Daeb, Antônio Parera.

De David ressaltou que o tema da estiagem na metade sul é histórico e foi tratado com rapidez por este Governo logo que assumiu, mas que os problemas ainda não foram todos resolvidos. ”Temos que, agora, nos prepararmos para encontrar e implementar soluções a longo prazo”, afirmou.


“A situação de abastecimento de água aqui é precária, e estes poços estão dando um importante apoio ao fornecimento, tanto para os moradores da zona urbana quanto rural, especialmente os moradores de assentamentos da reforma agrária”, afirmou Galvão.

O trabalho de perfuração e limpeza de poços artesianos para abastecimento da população urbana e rural vem sendo realizado pelo Daeb em parceria com as prefeituras de diversos municípios atingidos pela estiagem, como Piratini, Cerrito, Jaguarão, Herval e Candiota.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink