CI

Poder de compra do frango em relação ao milho retorna à média decenal

Para o avicultor, esse é o melhor índice registrado neste ano


Os dados são preliminares, mas cotejando-se os preços médios alcançados pelo milho e pelo frango vivo em novembro corrente com os valores médios registrados nos últimos 10 anos (120 meses, ou seja, de dezembro de 2001 a novembro de 2011), constata-se que o poder de compra do produtor de frango retornou à média decenal. Isso quer dizer que a aquisição de uma saca de milho implicou na venda de pouco mais de 14 kg de frango vivo.


Para o avicultor, esse é o melhor índice registrado neste ano e decorre tanto da valorização do frango nos últimos meses, como da baixa de preços do milho nas últimas semanas. É uma situação diferente da experimentada até o mês passado. Em outubro, por exemplo, o volume de frango exigido superava os 16 kg, sendo mais de 13% superior. E em junho passado, quando o milho obtinha um dos melhores preços do ano e o frango vivo experimentava situação exatamente oposta, uma saca de milho exigia volume de aves 35% maior que o atual, mais de 19 kg de frango vivo.

Como mostra o quadro abaixo, o ocorrido em junho não esteve muito longe do pior momento do frango – março de 2008, ocasião em que, para adquirir uma saca de milho, foram precisos mais de 21 kg de frango, 51% a mais que o necessário atualmente.

Situação inversa – correspondente ao que seria o melhor momento do frango nesse decênio – foi registrada em dezembro de 2004, mês em que pouco mais de 9 quilos do produto foram suficientes para adquirir uma saca de milho. Porém, situações como essa (volume de frango inferior a 10 kg) só ocorreram em duas ocasiões.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.