CI

Poder de compra do pecuarista cai 20%

Levantamento mostra que produtor precisa de 5,8 arrobas para comprar de uma tonelada de milho


Levantamento mostra que hoje produtor precisa de 5,8 arrobas para comprar de uma tonelada de milho

O poder de compra do produtor caiu 20% nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Scot Consultoria. Em junho de 2010, o pecuarista precisava de 3,9 arrobas de boi gordo para adquirir uma tonelada de milho. Hoje, são necesárias 5,8 arrobas para comprar 1 tonelada de milho. A média do período ficou em 4,8 arrobas por tonelada. “O milho retornou aos patamares de fevereiro, quando a saca valia R$ 30 em São Paulo, enquanto a arroba do boi gordo está em R$ 96, o menor preço do ano até o momento”, explica Rafael Ribeiro de Lima Filho, zootecnista e consultor da Scot Consultoria.


Para o segundo semestre, a expectativa é de que o valor da arroba do boi gordo se recupere. Pórém, pode ser que isso não seja suficente para equilibrar a relação entre arroba de boi gordo e a tonelada de milho, explica Lima Filho. Com a expectativa de que a safrinha do grão seja prejudica pelo clima, o preço do grão pode se valorizar ainda mais.


(com informações do Portal DBO)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.