Política Nacional de Irrigação incentiva desenvolvimento da agricultura irrigada no País
CI
Agronegócio

Política Nacional de Irrigação incentiva desenvolvimento da agricultura irrigada no País

Lei também incentiva a formação e a capacitação de recursos humanos para o setor
Por:

A lei também incentiva a formação e a capacitação de recursos humanos para o setor, e prevê a articulação dos Ministérios da Integração Nacional (MI) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) para assistência técnica rural a agricultores irrigantes. “A secretaria entende que a capacitação do homem do campo hoje é tão necessária quanto à inovação tecnológica”, afirma o secretário nacional de Irrigação, Guilherme Costa.

Entre os instrumentos instituídos pela nova lei estão o Conselho Nacional de Irrigação, para atuar na discussão e fortalecimento da Política Nacional, o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação, que vai subsidiar as decisões referentes à gestão de políticas e projetos do setor, e os Planos de Irrigação. Eles vão orientar o planejamento da Política Nacional.

A lei vai permitir ainda que seja caracterizada como de utilidade pública a construção de barragens e açudes para uso na irrigação. Fortalece também que o crédito rural seja disponibilizado para viabilizar a aquisição de equipamentos de irrigação, contribuindo para o uso eficiente dos recursos hídricos.

Para o secretário, uma das metas da secretaria é a regulamentação da lei. “Com a nova Política Nacional de Irrigação será possível obter equipamentos para uso eficiente da água, modernizar instrumentos e implantar sistemas de suporte à irrigação”, avalia Guilherme Costa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink