CI

Politicagem interna pode matar uma empresa - Por Luiz Marins

Pense nisso. Sucesso! 


Eu estava num restaurante e na mesa ao meu lado estavam um funcionário de uma multinacional com seu chefe imediato, Ele vendedor e seu chefe supervisor de vendas. Não pude deixar de ouvir pois eles falavam alto e as mesas eram muito próximas.

O vendedor comentava com seu chefe o desligamento de uma pessoa da empresa que fazia toda diferença e era excelente na opinião dele e de todos os vendedores, o que era sempre confirmado pelo supervisor. 

Segundo o supervisor, o desligamento dessa pessoa, aparentemente competente, havia sido pedida pelo gerente de vendas.

Diante da insistência do vendedor em saber o real motivo, o supervisor disse que se tratava de puro ciúmes ou inveja do gerente que estava se sentido ameaçado em sua função, pois aquela pessoa que estava sendo desligada havia sido cogitada para assumir uma gerência regional de importância na empresa. 

Estou relatando este caso real porque vejo acontecer nas empresas esse grande problema que pode ser chamado de “politicagem” e que tanto tem prejudicado as empresas em todos os níveis e setores.

Pessoas que produzem muito ou que exercem uma liderança positiva entre seus colegas, muitas vezes são prejudicadas pela inveja, ciúmes  e medo por parte de superiores que se sentem ameaçados pela competência alheia. 

Não preciso dizer que atitudes como essas geram uma enorme desmotivação  e um grande sentimento de injustiça entre os colaboradores.

Além disso, essas atitudes geram uma legião de bajuladores das chefias nas empresas que nada tem a ver com respeito ou consideração mas puras estratégias de sobrevivência, pois todos sabem que não podem e não devem ameaçar a posição de seus chefes inseguros, nem sequer dando ideias que possam beneficiar a empresa. 

No final, todos perdem. 

Perde a empresa, perdem os colaboradores pela desmotivação e perdem os próprios chefes pois um dia serão descobertos e desligados.

Não se iluda! Tenha com você sempre pessoas melhores que você e dê crédito a quem merece. Só assim você terá sucesso em sua chefia e será considerado e visto como um verdadeiro líder.

Pense nisso. Sucesso! 
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.