CI

Ponta Grossa (PR) deve colher 170 toneladas de uva

Colheita da uva deverá ser intensificada nos primeiros dias de janeiro


A partir do próximo dia 25, produtores de uva da região de Ponta Grossa (PR) devem iniciar a colheita da fruta. A estimativa é que sejam colhidos, nesta safra, cerca de 170 toneladas nas propriedades do município (incluindo áreas em Uvaia, Itaiacoca, Guaragi, Bocaina, e outras). Porém, a colheita deverá se intensificar nos primeiros dias do próximo ano. “Algumas propriedades começarão a colher depois do Natal, mas o forte será em janeiro”, afirma Sérgio Sozin, presidente do Sindicato Rural (patronal) de Ponta Gros­sa e da Associação dos Viti­vinicultores dos Campos Gerais.

De acordo com ele, a expectativa é que os produtores colham cerca de 10% a mais de uva do que na safra passada, apesar de não ter havido acréscimo na área cultivada. Nas duas últimas safras, a região destinou 25 hectares ao plantio da fruta. “Devemos ter este acréscimo na produção porque o clima foi favorável ao desenvolvimento da cultura. Tivemos um período de seca no inverno, mas no início das podas choveu e isto foi bastante benéfico. A partir daí, tivemos dias quentes e chuvas freqüentes”, fala. A previsão é de que o período de colheita seja tranqüilo.

Quanto ao mercado, Sérgio diz que é preciso aguardar o início da safra. “Alguns produtores conseguiram vender o quilo da uva por R$ 3 no período da colheita, mas agora é preciso esperar a reação do mercado. Hoje a uva está com o preço elevado e chega a custar R$ 4 o quilo, no entanto, deve cair com a entrada da safra”, diz. Para ele, um acréscimo entre 20% e 30% no preço do início deste ano estará ótimo. “Tudo irá depender do mercado”, frisa.

O presidente lembra que a cidade tem tradição na cultura da fruta com qualidade. “Não temos uma grande produção, mas a nossa qualidade é superior a de muitas regiões produtoras”, garante. O custo para a produção gira em torno de 60% do volume vendido. “A implantação do parreiral é o principal custo. Depois temos despesa com o palanqueamento, adubação, plantio das mudas, entre outros”, destaca. “Mesmo assim a cultura é bastante rentável em relação as outras”, completa.

Festa – De 2 a 4 de fevereiro do ano que vem, a Associação em parceira com a prefeitura estará realizando mais uma edição da Festa da Uva. Sete produtores participarão do evento. Durante os três dias deverão ser comercializadas 25 toneladas de uva. “A festa é uma maneira da prefeitura ajudar o produtor na venda”, observa. A edição de 2007 deverá acontecer no parque ambiental (próximo ao Terminal Central).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.