CI

Ponta Grossa (PR) negocia instalação de usina de biodiesel

O objetivo é fazer com que o município seja contemplado com uma das quatro unidades que uma empresa italiana está instalando no Brasil


Ponta Grossa (PR) está na briga para entrar diretamente no mercado do biodiesel. Em audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, nessa terça-feira (27-03) em Brasília, o prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) discutiu a possibilidade de que uma indústria de biodiesel venha a se instalar na cidade. O objetivo é fazer com que o município seja contemplado com uma das quatro unidades que uma empresa italiana está instalando no Brasil.

Wosgrau passou essa terça-feira na capital federal, acompanhado do vice-prefeito Rogério Serman (PFL). Eles percorreram alguns ministérios, apresentando projetos e pleiteando recursos para execução de novas obras. Na audiência com Bernardo foram tratados diversos assuntos, entre eles a possibilidade de instalação da indústria de biodiesel. O governo federal vem intermediando as negociações com a empresa Brasbiofuel, que vai investir na produção do combustível natural.

A empresa vai investir R$ 480 milhões na construção de quatro unidades, sendo que duas estarão instaladas no Paraná. A primeira já está confirmada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A segunda ainda não tem local definido. “Existe a possibilidade de que essa indústria venha para Ponta Grossa, o que seria uma grande conquista”, destacou Wosgrau. Ele acredita que a iniciativa permitiria agregar mais valor aos excedentes da produção de grãos, além de gerar um número “bem razoável” de empregos.

Segundo informações do gabinete do ministério, o governo federal vem intermediando as negociações para instalação das novas usinas de biodiesel. Outros municípios estão pleiteando o investimento, mas o local que vai abrigar a unidade será definido pela empresa responsável. Ainda não há previsão quanto ao anúncio oficial, mas a expectativa é de que isso aconteça nos próximos meses.

A usina de Araucária deverá produzir 360 milhões de litros de biodiesel por ano a partir de janeiro de 2008. Além da segunda unidade paranaense, deverão ser construídas mais duas, possivelmente em Santa Catarina. A meta é que as quatro unidades juntas produzam anualmente 1,5 bilhão de litros de biodiesel. O combustível a ser produzido pela nova indústria utilizará o girassol como matéria-prima e, inicialmente, será destinado ao mercado externo. A Brasbiofuel trabalha há 12 anos na Itália com o biodiesel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.