CI

Pool de nove cooperativas de café de MG e SP cria nova trading


Um pool formado por nove cooperativas de café de Minas e de São Paulo formaliza, hoje (17-12), em Brasília, a criação de uma nova trading de café. A aliança estratégica dará forças para que a nova empresa seja mais agressiva no mercado externo, diz Osvaldo de Paiva, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) e acionista da Minasul, cooperativa de Varginha (MG), uma das sócias no empreendimento.

As nove cooperativas vão fechar parceria com a Sertrading, que tem experiência na exportação brasileira de leite, diz Paiva. Juntas, criarão uma empresa de sociedade anônima e vão comercializar 4,5 milhões de sacas de café. A nova trading terá sua sede em Varginha, e escritórios em São Paulo e em Santos, para agilizar os negócios com exportação.

Segundo Paiva, as cooperativas mineiras Minasul, Capebe, Unicoop, Cooparaíso, Coccamig, além da Cooperativa Central eram integrantes da trading Coffee Sul de Minas, desativada em 2001. Com a entrada das cooperativas paulistas Cocapec, Garcafé e Cafenoel, as cooperativas pretendem atuar na comercialização e também na industrialização do grão, com a reativação de uma torrefadora ainda em 2004.

"Ganharemos em escala na compra de insumos e em logística", afirma Paiva. Os diretores das nove cooperativas serão acionistas da nova trading, que terá uma gestão profissionalizada, além de um conselho de administração com todos os representantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.