CI

População paga mais por produtos

Hidrovia é a saída para desafogar transporte e baratear itens


Hidrovia é a saída para desafogar transporte e baratear itens

De acordo com produtores e entidades matogrossenses a falta de infraestrutura ainda é o maior gargalo para aumentar a competitividade dos produtores matogrossenses e baratear o preço final ao consumidor.

Segundo o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), Antônio Galvan, apesar de Mato Grosso ser um dos maiores produtores de grãos, e ter o maior rebanho agropecuário do pais, cerca de 29 milhões de cabeças, a população paga mais caro por esses alimentos e seus derivados. Essa realidade será completamente mudada quando Mato Grosso tiver maior logística. Conforme Galvan, a grande luta dos produtores é para que o governo auxilie na construção de modais como as hidrovias. A intenção é desafogar o transporte rodoviário.


Eclusas- O principal impasse discutido pelo setor hoje, é em relação a indefinição sobre a exigência de se construir simultaneamente às hidrelétricas eclusas nos rios navegáveis no norte de Mato Grosso. Galvan explica que a construção simultânea é a única maneira de garantir além do potencial energético, o transporte no Estado.

Embora existam alguns projetos para a construção de eclusas em alguns empreendimentos, não se tem confirmação dos empreendimentos. Segundo Galvan, haverá um encarecimento dos custos das obras caso as eclusas sejam construídas posterior às barragens. “O valor gasto com a eclusa, quando feita paralelamente, pode equivaler a 7% do investimento total. Posterior à conclusão das barragens, as eclusas vão consumir até 30% do valor do empreendimento”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.