CI

Por dentro da safra: a enorme angústia pela falta de chuva

Na agricultura, como se pode ver na maioria das localidades, as plantas estão definhando


Foto: Marcel Oliveira

Em toda a região, no campo e na cidade, com certeza a grande angústia dos últimos dias diz respeito à falta de chuva. Como seria importante que ela viesse o quanto antes! Na agricultura, como se pode ver na maioria das localidades, as plantas estão definhando, as pastagens nos potreiros estão secas, e até mesmo os açudes e reservatórios com água para os animais estão seriamente comprometidos. Na foto abaixo se pode ver o milho em nossa propriedade. Se não chover logo, e bem, essa plantação terá de ser toda abandonada, pois já não valerá mais nem como pasto para os animais. A exemplo do que aconteceu no verão passado, eis que mais uma vez nos confrontamos com os estragos causados pela estiagem, numa situação que tem sido recorrente.

Falta umidade até para classificar o tabaco

O milho e outras culturas sofrem muito com a falta de chuva em toda a região, mas o tabaco está colhido na área baixa, enquanto em outras localidades essa etapa ainda continua. Mesmo com as folhas já armazenadas no galpão, com a falta de umidade é praticamente impossível lidar com elas, para as tarefas de classificação. Nem à noite umedecem o suficiente para serem manuseadas sem que virem farelo ou quebrem muito. Com isso, a solução é aguardar pela chuva, inclusive para seguir nos trabalhos de surtição, como dizemos.

Muitos estragos

Também em outras regiões Se na região o tabaco está colhido, e escapou dessa estiagem, em outras áreas do Estado a situação para a cultura é muito complicada. A foto acima é de lavoura do produtor Oli Ostemberg Rakow, de Camaquã, em que as plantas praticamente morreram por falta de água. Conforme ele, o plantio foi feito em 20 de outubro, e em 15 de novembro ocorreu a última chuva, de 20 milímetros. Desde então, toda aquela área sofre muito, e até árvores estariam morrendo nas florestas. O prejuízo na agricultura mais uma vez é imenso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.