CI

Por dentro da safra: as mudas de tabaco estão prontas para o plantio

Expectativa é começar o trabalho entre os dias 15 e 20 de julho, conforme o comportamento do clima


Foto: Marcel Oliveira

Avançamos no mês de julho e assim começamos a nos aproximar do período mais indicado para o plantio de tabaco no Vale do Rio Pardo. Fizemos na semana passada a última poda, entre as programadas, nos dois primeiros canteiros de mudas, como é possível ver na foto abaixo. Temos mais dois canteiros nos quais essa última poda ainda será executada. Com isso, conforme já havíamos previsto desde o início desse ciclo, a nossa expectativa é começar o plantio entre os dias 15 e 20 de julho, conforme o comportamento do clima. Inclusive havíamos adiado a semeadura dos dois primeiros canteiros por uma semana neste ano, para evitar que as mudas estivessem no ponto para o plantio muito cedo, ainda em época de inverno muito forte. Agora, quando estiver superada a onda de frio intenso prevista para esses dias, finalmente poderemos começar o plantio.

Hora de colocar o adubo nos camalhões

Conforme tem sido apontado pela meteorologia, a previsão para esses dias é de chuva forte, talvez ainda para hoje, com o tempo melhorando mais para o final da semana. Com isso, provavelmente no fim de semana iniciaremos a colocação do adubo na base dos camalhões que receberão as mudas de tabaco. Nessas áreas, o Gamid e o Boral, defensivos, já foram aplicados. Na próxima semana, tão logo se tenha dias mais agradáveis, os dois primeiros canteiros de mudas serão transplantados, e mais uma safra de tabaco estará começando o desenvolvimento na lavoura.

Os cuidados com as espécies frutíferas

Enquanto aguardamos o tempo firmar para as operações de lavoura e o início do plantio de tabaco, aproveitamos para realizar uma série de outras tarefas na propriedade. Como a maioria dos produtores certamente pôde conferir em toda a região, é o momento de agilizar a poda das árvores frutíferas. Muitas espécies, caso dos pessegueiros, já estão em plena floração, mas ainda é possível fazer a boa condução dos galhos para que produzam bem. Aqui na propriedade decidimos ampliar o nosso pomar, com o plantio de mudas de várias espécies (foto acima). Desse modo, também estaremos garantindo a colheita, no futuro, de diversos tipos de frutas para nosso próprio consumo, o que é sempre uma alegria para quem reside no meio rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.