Por dentro da safra: e vamos para mais uma temporada
CI
Imagem: Marcel Oliveira
TABACO

Por dentro da safra: e vamos para mais uma temporada

As mudas já estão nas bandejas, como praticamente as de todos os produtores das áreas mais baixas
Por:

Retomamos nossa coluna, esse tradicional espaço de todas as terças-feiras na Gazeta do Sul e também no Portal Gaz. Essa seção semanal teve um intervalo tão logo a gente concluiu as tarefas do ciclo 2020/21 de tabaco, essa temporada tão complicada porque todos, os do interior e os da cidade, se defrontaram com a pandemia. Agora, já comercializada a produção colhida em 2020, cuja receita, aliás, foi bem satisfatória, é hora de preparar a nova safra. Nossas mudas já estão nas bandejas (na foto abaixo, estou junto dos canteiros), como praticamente as de todos os produtores das áreas mais baixas. E assim também reiniciamos nossos relatos, para detalhar tudo o que vai acontecer ao longo do ano na atividade. Convidamos leitores e internautas a nos acompanharem na coluna, e esperamos que seja uma excelente safra para todos!

Mudas já nasceram, e lavouras estão prontas

Em nossa propriedade, planejamos plantar 75 mil pés, mantendo a mesma quantidade da safra anterior. São 50 mil pés meus e da minha esposa Louvane, e 25 mil de meus pais, Aloísio e Rosa; cuidamos das operações juntos, assim como da colheita, mas são essas as parcelas de cada família. Nos primeiros canteiros semeados as mudas já nasceram, e estão formando as folhas, e a segunda parte da semeadura está por nascer nessa semana. Já as lavouras estão prontas, só aguardando pelo plantio, que vai ocorrer cerca de 90% em área de plantio direto; nos restantes 10% acabamos não conseguindo finalizar a adubação verde, porque faltou chuva para que as sementes brotassem.

Novilhas ganharam seus terneirinhos

Aqui na propriedade, duas de nossas novilhas ganharam cria nos últimos dias. Na semana passada, o terneiro da primeira infelizmente veio a morrer, mas ao menos a novilha se recuperou. Já no domingo, em pleno Dia das Mães, na parte da tarde, a segunda novilha teve o seu terneirinho (na foto acima), de novo com um susto, porque teve problemas, mas no final tudo acabou bem.

Um roteiro por Santa Catarina e Paraná

Nessa semana em que retomamos a coluna estamos em viagem. Ontem, eu e o Alan Toigo, meu colega na página Fumicultores do Brasil, viajamos até Água Doce, em Santa Catarina, onde pernoitamos. Hoje, depois de cumprir agenda nessa cidade, vamos a Rio Azul, no Paraná, e de lá viajamos amanhã a Quitandinha, ainda no Paraná, para na quinta seguir até Lauro Müller, em Santa Catarina. Em cada parada vamos conversar com produtores. Na sexta finalmente retornamos a Santa Cruz, e na semana que vem vamos compartilhar com vocês o que vimos. Uma boa semana para todos!


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.