CI

Por dentro da safra: então que venha 2019!

Apesar das adversidades climáticas, teremos uma safra cheia aqui na propriedade


O novo ano está aí e, com ele, 365 novas oportunidades para todos nós. O ano que passou não foi fácil, mas vencemos. Apesar das adversidades climáticas, que atrasaram até o transplante das mudas dos canteiros para a lavoura, teremos uma safra cheia aqui na propriedade. Se for tudo tranquilo na reta final, a quebra de 10% que vínhamos prevendo será bem menor, com tudo praticamente dentro da normalidade. Uma vitória!

Folguinha para as festas
Devido aos feriados de Natal e Ano-Novo, a Gazeta não circulou nas duas últimas terças-feiras e, por isso, a coluna teve uma folguinha. Mas o trabalho continuou por aqui. É colheita de tabaco e outros produtos, a cura do tabaco, o trato com os animais... E no meio disso uma pausinha para celebrar o Natal e a virada do ano.

Melhor e pior
Esta época do ano é, ao mesmo tempo, a melhor e a pior para os colonos que têm uma realidade parecida com a nossa, aqui em Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul. Pior porque não podemos descansar totalmente por mais de dois ou três dias devido à demanda de trabalho. E melhor porque, se temos bastante trabalho, é sinal de que a safra foi boa e vamos garantir o sustento da família por mais um ano.

Muito calor
O calorão dos últimos dias em Santa Cruz e região não faz bem para o tabaco. As plantas que ainda estão na lavoura acabam se entregando de vez. Claro que tem muita planta bonita ainda, mas é comum ver “manchas” de folhas mais amareladas no meio da plantação. O jeito é, na medida do possível, agilizar a colheita para não perder mais qualidade – e dinheiro na hora da comercialização.

Cuidado com o fogo
Quando se agiliza a colheita, não raramente se tenta agilizar a cura também. Mas cuidado com os fornos! Aumentar o fogo ou a quantidade de folhas em uma fornada pode terminar em incêndio. É prejuízo e risco ao patrimônio e à vida. Fique atento!

Diversificação
Além do tabaco, estamos às voltas aqui com o milho e o feijão. A quantidade de chuvas foi boa, e a safra de milho deu muito bem. Teremos o produto em abundância. Nosso feijão também está com ótima qualidade, e a safra será muito boa.

Tem vídeo novo
E, para finalizar, deixo o convite para que você assista ao primeiro vídeo desta coluna no ano. E já antecipo que estamos planejando novidades bem legais para a próxima safra. Não deixe de acompanhar! 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.