CI

Por dentro da safra: o frio faz bem à agricultura

As frutíferas, por exemplo, precisam muito do frio, e assim se terá uma safra mais farta de frutas logo adiante em inúmeras espécies


Foto: Divulgação

Eis que chegamos a junho, e o friozinho do inverno se faz presente em toda a região. Embora eu, pessoalmente, não goste muito do frio, e prefira os dias mais ensolarados do verão, sei da importância que o frio tem para toda a natureza. As frutíferas, por exemplo, precisam muito dele, e assim se terá uma safra mais farta de frutas logo adiante em inúmeras espécies. Nas lavouras, igualmente, inços e insetos morrem com o frio intenso ou com as geadas, para que, depois, na primavera, as culturas de verão possam ser plantadas ou semeadas sem concorrência ou ameaças. Por isso, é melhor que o inverno venha no tempo certo, e que faça frio em junho, julho ou agosto, e não fora de época, quando já é o momento de plantar, na primavera.

Hora de garantir alimento para o inverno

Com essa época de frio, diminuem bastante os trabalhos na lavoura. Agora, é cuidar das pastagens, para alimentar bem os animais durante o inverno, e agilizar alguma tarefa, já prevendo a nova safra, no segundo semestre. E é comum também, em períodos como o de agora, que as famílias do meio rural se dediquem à carneação. É a forma de garantir mantimentos para a subsistência, para se alimentar bem durante os dias frios. Foi o que fizemos aqui em casa. Na foto de destaque, apareço junto com o meu pai, seu Aloisio Pedro Weber, e estamos na lida de fazer linguiça. Carneamos um porquinho, que criamos para nosso próprio sustento; minha esposa, Louvane Hermes Weber, e minha mãe, dona Rosa Maria Weber, estavam envolvidas nas tarefas, mas não apareceram na foto. Temos outros dois porquinhos sendo tratados, um sendo uma porquinha, que a mãe, dona Rosa, quer cuidar para dela criarmos leitões, de raça de porco para banha. A exemplo do que nós fizemos, muitas famílias do meio rural nesta época fazem a carneação, tanto de porcos quanto de reses. Mais tarde, na primavera, quando chega a hora do trabalho pesado na lavoura, normalmente se faz novamente esse processo, garantindo o alimento para todo o período em que se providenciará uma nova safra.

Mudas de tabaco já cobrem as bandejas

E, de olho na próxima safra de tabaco, no dia 30 de maio as nossas mudas, nas bandejas, completaram um mês desde a semeadura (foto abaixo). As plantinhas estão começando a cobrir as bandejas, tornando-se um tapete verde. De agora em diante, a cada dia elas mostrarão seu crescimento, e é só esperar o tempo passar para fazer o plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.