Por dentro da safra: tarefas no tabaco em pleno feriado
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,090 (1,09%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,12%)

Imagem: Marcel Oliveira

FUMICULTURA

Por dentro da safra: tarefas no tabaco em pleno feriado

Com tempo bom, foi possível agilizar a colheita e encher a estufa elétrica pela primeira vez nesta safra
Por:
54 acessos

Em nossa propriedade, o Dia das Crianças, comemorado nessa segunda-feira, 12, foi de bastante trabalho. Aproveitando esse início de semana e com tempo bom, agilizamos a colheita de tabaco, para encher a nossa estufa elétrica pela primeira vez nesta safra.

Ainda na semana passada, na sexta-feira, colhemos a chamada segunda apanha nos 10 mil da parcela plantada pelo meu pai, seu Aloísio Pedro Weber, nos quais havíamos iniciado a colheita. Tivemos de colher pela segunda vez nessa lavoura porque muitas folhas estavam começando a ficar comprometidas, por efeito dos dias de muita chuva e umidade.

Na foto em destaque, estamos eu próprio, nossa vizinha Solange Kist e nosso vizinho Nestor Hentschke, que nos auxiliam na colheita; além de minha esposa Louvane e meu pai, seu Aloísio. Minha mãe, dona Rosa, já havia seguido até em casa para providenciar o nosso almoço, pois estávamos colhendo na parte da manhã.

Chuva e umidade causam danos às folhas

Os próximos dias serão dedicados a agilizar as tarefas nas lavouras de tabaco. Nesta semana, além da primeira fornada na estufa elétrica, deveremos encher ainda uma segunda fornada, para aproveitar esse tempo bom. E que bom que o sol vai permanecer por mais alguns dias, pois a chuva e a umidade realmente estavam causando danos às plantas.

Na foto abaixo, por exemplo, mostro uma das folhas na lavoura de 10 mil dos meus pais, que colhemos na sexta-feira. E decidimos fazer essa segunda apanha justamente porque, se não as colhêssemos, elas poderiam ser perdidas muito rápido. Os agricultores chamam esses danos nas folhas de olho de boi, e elas perdem tanto em qualidade quanto em qualidade.

Além da colheita, agilizar o desponte

Além da colheita, os próximos dias serão dedicados a dar andamento ao desponte em parte da lavoura, porque, infelizmente, não pudemos fazer essa tarefa de maneira uniforme em toda a lavoura, em virtude do granizo, que fez as plantas crescerem desparelhas. Quando finalmente tivermos despontado toda a plantação, então sim nos dedicaremos direto à colheita. Claro que ainda há as demais culturas que requerem cuidados a partir de agora.

E aproveito para deixar um grande abraço às crianças, pelo seu dia, transcorrido nessa segunda-feira, bem como a todos os que são devotos de Nossa Senhora Aparecida, cuja data também foi celebrada nessa segunda.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink