CI

PorkExpo debate sustentabilidade ambiental e compostagem

Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa Suínos e Aves, palestrou sobre o tema “Produção animal-compostagem-lavoura-jardim-floresta”


O pesquisador Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa Suínos e Aves, palestrou sobre o tema “Produção animal-compostagem-lavoura-jardim-floresta” no VI Fórum Internacional de Suinocultura, durante a PorkExpo 2012, na manhã de hoje (dia 28), no Expo Unimed, em Curitiba, Paraná.


Os estudos do pesquisador mediram os índices de consumo de água e energia, geração de dejetos, emissão de gases, entre outros fatores, além de apontar como usar a compostagem para transformar resíduos em material aproveitável. “A gestão da água é um dos pontos mais importantes dentro de uma granja. Isso pode gerar uma economia expressiva”, destacou.

Os dejetos sólidos podem ser transformados em adubo orgânico por meio da compostagem. “Se trata de uma oportunidade econômica pois, além de usá-lo na propriedade, o adubo pode ser comercializado. Nós já temos exemplos de um produtor de suíno que criou uma marca de adubo que é vendida em supermercados”, disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.