CI

Portal de Convivência com o Semiárido atrai estudantes da Bahia

As exposições de caprinos, bovinos e degustação de produtos são as atividades que mais atraem os alunos


Instalado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, vinculada à Seagri, na Fenagro, o Portal de Convivência com o Semiárido tem atraído a atenção do público jovem. Diversas escolas de Salvador fazem excursões e caravanas para conhecer o dia a dia do agricultor familiar baiano.


No portal, estudantes visitam a fazendinha, conhecem o sistema de criação sustentável de galinhas, a fonte de aquicultura e pesca, e o pomar doméstico, além de tecnologias de baixo custo adaptadas ao agricultor familiar, como a bicibomba, um sistema de irrigação que funciona com uma bicicleta.

É possível conhecer também cadeias produtivas da apicultura, fruticultura, bovino de leite, entre outras outras. As exposições de caprinos, bovinos e degustação de produtos são as atividades que mais atraem os alunos.

A Escola Municipal do Uruguai visitou o portal com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Segundo a diretora da instituição, Conceição Rocha, este tipo de iniciativa mostra a realidade de quem vive no campo.

Modelo de plantadeira econômica e ecologicamente correta

Um novo modelo de plantadeira de grãos e gramíneas formulado pelo agricultor familiar Edmilson Ferreira, do município de Ibititá, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), está sendo lançado na Fenagro. A Plante Bem, que unifica três etapas no processo de plantio, foi apresentada aos agricultores no Portal das Cadeias Produtivas, montado pela Seagri, no Parque de Exposições.


Segundo Edmilson, a plantadeira, que vem sendo desenvolvida há dois anos, diminui a agressão e compactação do solo, além de gastar menos combustível e ter menor custo de manutenção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.