Portaria define uso de agrotóxico caso praga chegue
CI
Imagem: Pixabay
GAFANHOTO

Portaria define uso de agrotóxico caso praga chegue

Entre as recomendações estão uso, dosagem e intervalo de aplicação
Por: -Eliza Maliszewski

Depois de decretar emergência fitossanitária na semana passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou nesta terça-feira (30) uma portaria que define as medidas de uso de agrotóxicos caso os gafanhotos cheguem ao território brasileiro.

O Plano de Supressão e medidas emergenciais contra a espécie Schistocerca cancellata define que cada órgão estadual de defesa agropecuária tem a liberdade de estabelecer as suas diretrizes de combate. Entre as orientações está como fazer o uso de agrotóxicos e recomendações de uso, dosagem e intervalo de aplicação de inseticidas biológicos à base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae.

A portaria ainda  prevê a criação de canais para envio de informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro, com vistas à emissão de alertas fitossanitários, adoção de procedimentos operacionais para monitoramento das características e níveis populacionais da praga e o estabelecimento de mecanismos de controle a serem aplicados em função de suas diferentes fases de desenvolvimento.

Durante o período de emergência, os órgãos deverão apresentar relatórios trimestrais. Todas as medidas deverão respeitar os procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink