CI

Portaria define uso de agrotóxico caso praga chegue

Entre as recomendações estão uso, dosagem e intervalo de aplicação


Foto: Pixabay

Depois de decretar emergência fitossanitária na semana passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou nesta terça-feira (30) uma portaria que define as medidas de uso de agrotóxicos caso os gafanhotos cheguem ao território brasileiro.

O Plano de Supressão e medidas emergenciais contra a espécie Schistocerca cancellata define que cada órgão estadual de defesa agropecuária tem a liberdade de estabelecer as suas diretrizes de combate. Entre as orientações está como fazer o uso de agrotóxicos e recomendações de uso, dosagem e intervalo de aplicação de inseticidas biológicos à base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae.

A portaria ainda  prevê a criação de canais para envio de informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro, com vistas à emissão de alertas fitossanitários, adoção de procedimentos operacionais para monitoramento das características e níveis populacionais da praga e o estabelecimento de mecanismos de controle a serem aplicados em função de suas diferentes fases de desenvolvimento.

Durante o período de emergência, os órgãos deverão apresentar relatórios trimestrais. Todas as medidas deverão respeitar os procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.