CI

Portaria dita regras para área de proteção sanitária no MS

Há regras distintas para abates para consumo interno ou venda a outros estados


Portaria da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), do Mato Grosso do Sul, publicada nesta sexta-feira (16-02) no Diário Oficial do Estado (DOE) estabelece as normas para abate e restringe o trânsito de bovinos na área de proteção sanitária que envolve os municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. O trânsito já está vetado desde outubro de 2005, quando ocorreram focos de febre aftosa. Foi mantido devido à persistência da circulação viral, indicada por recentes exames sorológicos.

Fica permitida a saída de leite e derivados dos municípios desde que tenham sido submetidos a tratamentos que garantam a destruição do vírus, seguindo normas da Organização Mundial de Saúde Animal.

Conforme a portaria, o trânsito dos animais destes municípios só será permitido para abates imediatos nos frigoríficos Fribrasil Alimentos Ltda, em Eldorado, União de Iguatemi, em Iguatemi, Diplomata S/A Indústria e Comércio, também em Iguatemi, Abatedouro Folador, em Eldorado e Abatedouro Folador & kereck Ltda, em Mundo Novo.

A carne será destinada a qualquer município do Estado e também poderá ser levada para outros estados, mas maturada, desossada e os demais produtos e subprodutos submetidos a tratamentos físicos ou químicos capazes de inativas o vírus da febre aftosa. Quando a carne for destinada ao consumo no próprios municípios terá de ser apenas desossada.

Para que os animais sejam destinados a abate imediato, será preciso antes solicitar autorização de trânsito à Iagro com antecedência. Os veículos que transportarão os animais terão de ser higienizados pelos frigoríficos que farão o abate. Após abate os frigoríficos também terão de passar pelo processo de higienização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.