Portaria dita regras para área de proteção sanitária no MS
CI
Agronegócio

Portaria dita regras para área de proteção sanitária no MS

Há regras distintas para abates para consumo interno ou venda a outros estados
Por:

Portaria da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), do Mato Grosso do Sul, publicada nesta sexta-feira (16-02) no Diário Oficial do Estado (DOE) estabelece as normas para abate e restringe o trânsito de bovinos na área de proteção sanitária que envolve os municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. O trânsito já está vetado desde outubro de 2005, quando ocorreram focos de febre aftosa. Foi mantido devido à persistência da circulação viral, indicada por recentes exames sorológicos.

Fica permitida a saída de leite e derivados dos municípios desde que tenham sido submetidos a tratamentos que garantam a destruição do vírus, seguindo normas da Organização Mundial de Saúde Animal.

Conforme a portaria, o trânsito dos animais destes municípios só será permitido para abates imediatos nos frigoríficos Fribrasil Alimentos Ltda, em Eldorado, União de Iguatemi, em Iguatemi, Diplomata S/A Indústria e Comércio, também em Iguatemi, Abatedouro Folador, em Eldorado e Abatedouro Folador & kereck Ltda, em Mundo Novo.

A carne será destinada a qualquer município do Estado e também poderá ser levada para outros estados, mas maturada, desossada e os demais produtos e subprodutos submetidos a tratamentos físicos ou químicos capazes de inativas o vírus da febre aftosa. Quando a carne for destinada ao consumo no próprios municípios terá de ser apenas desossada.

Para que os animais sejam destinados a abate imediato, será preciso antes solicitar autorização de trânsito à Iagro com antecedência. Os veículos que transportarão os animais terão de ser higienizados pelos frigoríficos que farão o abate. Após abate os frigoríficos também terão de passar pelo processo de higienização.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink