CI

Porto de Antonina: movimentação de cargas cresce mais de 50% em 2016

Terminal importou ou exportar exportadas 1,37 milhão de toneladas


A movimentação de cargas no Porto de Antonina, no Paraná, aumentou 54% neste ano. Ao longo de 2016, foram importadas ou exportadas 1,37 milhão de toneladas, totalizando um acréscimo de 490 mil toneladas em relação ao volume em 2015, quando foram operadas 880 mil toneladas de carga.

O crescimento foi puxado, principalmente, pela diversificação de produtos. Há alguns anos o porto só importava fertilizantes, mas atualmente a operação deu espaço também para a exportação de açúcar ensacado e farelo de soja.

Após classificar o porto como “motor econômico de Antonina”, o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, destaca o volume movimentado no terminal em 2016.
 “Os portos precisam estar prontos para as nuances do mercado. Preparar o Porto de Antonina para uma operação mais versátil foi fundamental para que a movimentação crescesse em momentos de crise nos mercados nacional e internacional”, frisa.

Enquanto as operações de fertilizantes tiveram um crescimento de 9,2% em relação ao ano passado - com aumento de 833 mil toneladas em 2015 para 910 mil toneladas neste ano - a movimentação de açúcar saltou 165%, com a exportação de 125 mil toneladas do produto ao longo dos últimos doze meses. No caso do farelo de soja, são 341 mil toneladas exportadas de um produto que nunca tinha sido operado pelo Porto de Antonina.

Com a remodelação no completo portuário, a capacidade anual de movimentação deve dobrar de três milhões de toneladas para seis milhões de toneladas. Para isso, estão previstas as construções de armazéns e mais 170 metros de cais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.