CI

Porto de Paranaguá é considerado maior exportador de soja no mundo


O Porto de Paranaguá acaba de ser reconhecido internacionalmente como o maior exportador de soja do mundo. A informação é do consultor para empresas multinacionais Michael Cordonnier, PhD em Comércio Internacional e presidente da Soybean and Corn Advisor nos Estados Unidos.

Cordonnier está no Paraná para verificar a produção dos grãos no Brasil e colher informações que serão publicadas semanalmente num relatório sobre a produção de soja e milho no mundo. "Estes dados serão divulgados no mercado de futuro de Chicago, companhias de grãos e de alimentação dos EUA", revelou o consultor.

A imagem positiva que o Porto de Paranaguá conquistou no último ano junto ao mercado internacional, segundo ele, funcionou como uma vitrine sobre o potencial de qualidade e eficiência dos produtos exportados pelo Paraná.

"Há 15 anos, ninguém nos EUA ouvia falar sobre o terminal paranaense. Agora, ele está sendo notícia todos os dias. Esta visão mudou porque Paranaguá é o maior exportador de soja no mundo, e o mundo precisa saber disso", declarou Cordonnier.

Qualidade

O consultor também lembrou que esta situação favorável ao terminal é resultado de uma somatória de fatores, como o aumento da produtividade de soja no Brasil e da qualidade do grão, adquirido através de pesquisas realizadas por órgãos como a Embrapa.

"O Brasil vai ser o líder absoluto de soja no mundo e o aumento da produtividade fará o país ultrapassar os EUA porque conta com grande espaço agricultável e Estados como o Paraná e Mato Grosso", explicou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.