CI

Porto de Porto Alegre movimenta mais de 37 mil t em menos de uma semana

A embarcação atracou carregada com 8,2 mil toneladas de ureia


Em menos de uma semana, o quarto navio de longo curso chegou ao Porto de Porto Alegre, totalizando 37,6 mil toneladas de cargas movimentadas pelo terminal no período. A embarcação cipriota Merganser, com 177 metros de comprimento e 27 de largura, atracou no Cais Navegantes, nesta segunda-feira (09), carregada com 8,2 mil toneladas de ureia, originárias do Porto de Bontang, na Indonésia. O produto é utilizado na produção de adubo com o objetivo de abastecer as lavouras do Estado.


No domingo, o Miss Simona, de bandeira Italiana iniciou a operação de descarga de 10 mil toneladas de sal, trazidas da cidade de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. O navio tem uma estrutura de 189 metros de comprimento e 30 metros de largura. Os outros navios que atracaram no Porto de Porto Alegre foram os cargueiros Nikos N, com bandeira de Hong Kong e procedente do Canadá, que chegou no dia 4 de julho, carregando com 9,4 mil toneladas de cloreto de potássio. O panamenho Van Star, também vindo do Canadá, chegou no dia seguinte carregando produto produto químico idêntico. Juntas, as quatro embarcações de longo curso descarregaram na Capital 37,6 mil toneladas de matéria prima para a indústria de fertilizantes, além de sal.

Para o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, a movimentação intensa ocorrida no terminal, nos últimos dias, só confirma a capacidade operacional do do sistema hidroportuário gaúcho. "Temos um grande potencial para operarmos no Estado com carga e descarga de navios, Nossas hidrovias estão em plenas condições de navegabilidade e o resultado está aí. Estamos movimentando uma expressiva quantidade de carga para a indústria", afirmou.


O Cais Operacional Navegantes conta com três berços de atracação e a segurança necessária exigida pelas leis internacionais que regem os portos do mundo todo. "Já tínhamos uma expectativa de aumentar a movimentação das cargas em nosso Porto e essa estimativa está se confirmando com a movimentação intensa de navios e uma previsão de mais de 90 mil toneladas que devem ser movimentadas até o final do mês de julho." 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.