CI

Porto de Rio Grande terá sistema de monitoramento de tráfego pioneiro

O sistema terá investimento de aproximadamente R$ 25 milhões do Governo do RS


O Governo do Estado do RS dará início, pela Central de Compras do Estado (Cecom), ao processo de abertura de licitação para contratação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo para o Porto de Rio Grande. O sistema, pioneiro no Brasil, é utilizado pelos portos da Europa e contará com investimento de aproximadamente R$ 25 milhões do Governo Estadual.

Com o sistema conhecido como VTMS será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas e localização das boias, além de sua utilização no monitoramento ambiental. O VTMS será integrado às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela Internet em tempo real. O projeto será implantado 180 dias após assinatura do contrato.

A notícia vei ao encontro do tema da reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande, realizada na terça-feira (24), na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em Porto Alegre, que tratou sobre os acessos ao Porto frente à obra de dragagem de aprofundamento. O novo sistema auxiliará na melhoria do acesso ao porto gaúcho, minimizando problemas relacionados a eventos climáticos que impedem a navegabilidade da Barra do Rio Grande.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.